Anúncio

Universidade entrega projetos de Esgotamento Sanitário de Palmeira e Cerro Negro

A Unesc segue auxiliando no desenvolvimento urbano dos municípios catarinenses. Desta vez, o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) entregou, entre o final de novembro e o início de dezembro, os projetos de Engenharia de Esgotamento Sanitário dos municípios de Palmeira e Cerro Negro, na região serrana. Os projetos resultaram da parceria entre Unesc e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Anúncio

Técnicos do CEGEO (Centro de Engenharia e Geoprocessamento) e do CPEA (Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais), do Iparque, elaboraram os Projetos de Engenharia de Esgotamento Sanitário dos municípios de Palmeira e Cerro Negro. “Nestes projetos constam os estudos de concepção, o projeto geral com área de cobertura total, os projetos de rede coletora, das estações elevatórias e da estação de tratamento de efluentes (ETE), além dos projetos estrutural e elétrico”, explicou o coordenador do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPAT) do Iparque, professor e analista ambiental Sérgio Galatto.

Segundo Galatto, os projetos vão facilitar o desenvolvimento da região. “Com estes projetos, os municípios conseguirão buscar recursos juntos aos órgãos de fomento para a implantação do Sistema de Tratamento de Esgotamento Sanitário”, apontou o coordenador.

Os projetos foram montados com base nos princípios da Lei Federal 11.445/2007, que estabelece a Política Nacional de Saneamento Básico. “Paralelo ao atendimento a lei, a implantação do SES traz benefícios para a saúde pública, reduzindo o potencial de ocorrência de doenças relacionadas ao saneamento básico e contribui ainda com a melhoria da qualidade dos mananciais, por meio da redução dos lançamentos inadequados de esgoto in natura nos corpos hídricos”, pontuou Galatto.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.