Notícias de Criciúma e Região

Único ouro do Estado na Olimpíada Regional de Matemática é do Sul

Pelo excelente desempenho, o estudante içarense Alessandro Mathias Machado, conquistou a única medalha de ouro da Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM) Mirim, que abrangeu mais de 700 estudantes de todo o Estado.  A Olimpíada faz parte de um Projeto de Extensão do Departamento de Matemática, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) da UFSC, através de seu Departamento de Apoio à Extensão (DAEx). A premiação aconteceu no último sábado, dia 1°, no Centro de Eventos da Universidade. Oito escolas, públicas e particulares, participaram da Olimpíada.

“Ele participou em livre concorrência, com escolas públicas e particulares de Joinville, Blumenau, Florianópolis, Cocal e Içara. A ORM começou há três anos, com uma professora que também dava aula em Cocal do Sul. No primeiro ano já ganhamos menção honrosa, no segundo menção honrosa medalhas de prata, e neste ano trouxemos o ouro”, destacou a diretora Jucelma Cardoso Cipriano.

Um dos requisitos para participar da Olimpíada, é que os professores façam um curso de 40h na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  “São atividades inovadoras. Provoca um crescimento pessoal e profissional em nós professores, não é uma matemática tradicional, requer estratégias, é bem desafiador e todos eles se empolgaram e acolheram o projeto”, ressaltou a professora que é pedagoga Maria da Gloria Fernandes Costa.

O conteúdo de matemática lecionado nas turmas dos quintos anos foi adaptado. As professoras fizeram um caderno preparatório para a competição. “Semanalmente realizamos várias etapas. Fizemos simulados para prepara-los”. A prova, realizada em etapa única, foi aplicada pela equipe da Universidade Federal em setembro. “Nós não somos professoras de matemática, então corremos atrás para nos aprofundarmos. Agradecemos o apoio recebido por meio da nossa diretora Jucelma, que permitiu que nos deslocássemos semanalmente a Florianópolis para nos prepararmos”, acrescentou. A professora Daiane Fogaça, que também leciona no 5º ano, auxiliou nas atividades.

“Estou muito feliz com mais esta medalha. Tivemos mais esforços com essa prova, eu me dediquei muito e com isso atingi meus objetivos, que era realizar a prova com facilidade”, disse o estudante Alessandro Mathias Machado.

Você também pode gostar