Unesc seleciona 30 ideias de negócios para Programa de Pré-incubação
Oportunidade faz com que empreendedores possam transformar projetos em realidade
A Incubadora de Ideias e Negócios da Unesc (Itec.in) expande seus horizontes e, a partir de agora, passa a ofertar o serviço de pré-incubação. A novidade já possui cerca de 30 ideias de negócios aprovadas em edital. Por meio de trilhas online, os participantes contarão com tutorias, assessorias e eventos. A iniciativa ainda irá auxiliar na análise da viabilidade da ideia, além de realizar estudo de mercado e identificar possíveis clientes.
“A pré-incubação é o início de uma jornada que oferece aos participantes aprovados no edital a oportunidade de usar o nosso Talent Lab, um ambiente colaborativo e que fornece a oportunidade da realização de networking. Além disso, contam com a expertise de uma Universidade Comunitária que contribui com o desenvolvimento socioeconômico da região. Colaborar com desenvolvimento de novos negócios também é nossa função”, ressalta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, enfatiza que esta é uma oportunidade para que empreendedores individuais ou em equipe desenvolvam as ideias. “Como o próprio nome diz, a pré-incubação é uma fase que precede a incubação e serve para que a ideia de negócio possa ser validada. Nesta fase, estas ideias ainda são incipientes e o papel da Universidade é fomentá-las, seja com capacitações, orientações e, a partir da validação, desenvolver com a incubação”, cita.
Envolvimento
O Programa de Pré-incubação da Unesc conta também com a parceria do Sebrae; da TXM, método que será utilizado durante todo o processo; além do Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), “Nesta iniciativa temos o envolvimento de quatro agentes do ecossistema de inovação. A Universidade é um ambiente importante para o desenvolvimento de competências empreendedoras, como liderança, trabalho em equipe e tomada de decisões estratégicas, preparando as pessoas para enfrentar os desafios e as oportunidades”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes.
A próxima etapa do Programa de Pré-incubação da Unesc será a avaliação das ideias submetidas no edital. A partir disso, 20 empreendedores seguirão na iniciativa e iniciarão a pré-incubação no Talent Lab no dia 18 de setembro.
“O número de inscritos foi muito bom. Os interessados vão de jovens de 15 anos de idade que participaram do Startup Weekend Youth, passando por acadêmicos que estiveram no Unesc Challenge, além de empreendedores que pretendem se desenvolver. Todos com o mesmo objetivo: tirar uma ideia do papel e descobrir a viabilidade em transformar em negócio”, fala a coordenadora da Incubadora de ideias e Negócios da Unesc, Patricia Darolt de Costa.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo (48) 9 9955-7330.