Notícias de Criciúma e Região

Unesc retorna com aulas 100% presenciais: ‘Agora é universidade cheia’

Os cerca de 13 mil alunos da Unesc, retornaram nesta segunda-feira, dia 21, às salas de aula para a 'retomada' do ensino 100% presencial, em Criciúma

Morador do Centro de Criciúma, Thiago Basso, 17 anos, andava pelos corredores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) na manhã desta segunda-feira, dia 21. A procura era pela sala onde teria a primeira aula do Curso de Direito. Ansioso para o início do novo desafio, o calouro estava feliz de iniciar na Universidade e, principalmente, de forma presencial.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Sempre gostei de argumentar, arquitetar ideias e o direito proporciona isso. É dinâmico e oferece várias áreas de atuação, por isso escolhi essse curso. Espero gostar”, comenta Thiago. “Muito melhor iniciar presencialmente. Pelo menos para mim. Eu tive o segundo ano do ensino médio online e não me adaptei muito bem. Aprendo muito mais assim”, comenta o estudante.

Thiago está ansioso para início das aulas do Curso de Direito – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Esta segunda-feira, dia 21, marcou muito mais do que o retorno das aulas, mas,também, um novo momento. Após praticamente dois anos de pandemia da Covid-19 com aulas virtuais e híbridas, todos os cerca de 13 mil alunos dos 42 cursos presenciais da Unesc devem retornar à sala de aula. Com exceção de casos específicos, como de alunos que tenham problemas de saúde, entre outros.

“Ano passado já tinhamos alguns momentos dentro da Universidade, mas agora é Universidade cheia. Quando cheguei para aula hoje deu aquele friozinho na barriga, de quando chegamos para a primeira aula do Ensino Fundamental. Então é um nervosismo que bate, natural, mas tenho certeza que estamos muito felizes com essa possibilidade de retorno porque é um novo momento que se vive”, destaca o acadêmico da 9ª fase de Direito e presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Vitor Teixiera.

Para Geovana Lisa, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e aluna da 8ª fase de Psicologia, o retorno presencial é uma oportunidade de rever os amigos.

“Uma oportunidade de rever os amigos, rever os colegas e os outros estudantes. Também dos egressos que iniciaram na forma virtual de virem para o campus e conhecerem a Unesc. Temos, também, o reencontro com os professores que foram e são, ainda, uma base muito importante para nós e muito nos auxiliaram nesse período de pandemia e durante todo o curso”, ressalta.

Presidente do DCE Vitor Teixeira e vice-presidente do DCE, Geovana Lisa – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

 

Felizes e preparados para o retorno dos alunos

Felizes e preparados, principalmente, no quesito de biosegurança e prevenção à Covid-19. Assim define esse momento de retorno presencial das aulas, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. Inclusive, a Universidade está com um posto de vacinação contra a Covid-19 dentro do campus.

“Estamos muito felizes com o retorno dos nossos estudantes presencialmente. Nossa Universidade foi construída com cursos de graduação presencial. Então tê-los retornando é uma emoção sem igual. Estamos com o campus completamente enfeitado, todo organizado tanto do ponto de estrutura física, ambientação, quanto aos protocolos de biosegurança”, destaca a reitora.

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta destaca que volta presencial marca um novo momento para a Universidade – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Para ela, o retorno 100% presencial marca, também, o início da retomada da crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19.

“Ano passado no segundo semestre já tivemos o retorno de 50% dos nossos estudantes, ainda assim carecíamos dos outros 50%. Então vou dizer que é uma sensação de grande alegria, de muita emoção poder olhar para os corredores e ver os alunos entrando e saindo das salas, ocupando os espaços deles, os espaços instituicionais, é indescritível essa sensação”, destaca.”Isso representa, além do início do semestre, a retomada de uma profunda crise sanitária. Então, nós estamos em um período de transição, precisamos ainda ter cuidado, mas sinaliza a retomada da vida. É um momento muito significativo”, analisa Ceretta.

Graduação Multi: a grande novidade deste ano

Uma das grandes novidades da Unesc, neste retorno, é a Graduação Multi. Uma nova forma de ensinar os acadêmicos, os conectando com o mercado de trabalho regional, nacional e mundial. Além de oportunizar o intercâmbio de experiências com professores e laboratórios de todo o mundo.

“Traz para dentro da Universidade o setor público, o setor produtivo, as inúmeras experiências que podem ser construídas pelo estudante dentro da sala de aula, conectados com o ambiente externo e mediados pela tecnologia. Tecnologia que veio para aproximar dos lugares, não para subsiturir, para aproximar um dos outros nesses apectos de aprendizagem”, afirma a reitora.

Foram dois anos de elaboração, até o lançamento dessa nova forma de ensino dentro da Unesc, neste ano.

“Na Graduação Multi muitos dos nossos estudantes estudarão em laboratórios internacionais de outras universidades, aqui da sala de aula. Eles também se conectarão com o setor produtivo que poderá buscar soluções – a partir das nossas aulas –  para situações do cotidiano. Oportunizando uma aprendizagem ainda maior através dessa Graduação Multi”, explica a reitora.

Veja fotos do retorno às aulas:

 

Expansão virtual 

A Unesc possui 33 cursos de Ensino à Distância (EaD) e a intenção, neste ano, é expandir essa modalidade. Levando a Universidade para todo o Brasil. Uma parceria com o Instituto Mix irá possibilitar que esses cursos sejam ofertados em diversos polos no país. As equipes das duas instituições de ensino, já trabalham para que esses polos sejam efetivamente instalados.

A projeção é que os cursos de EaD da Unesc sejam levados para 150 franquias do Instituo Mix por todo o Brasil.

“Estamos com novos projetos pedagógicos formativos começando hoje, junto com nossos estudantes, projetos construídos nesses dois anos. Muito focados na experiência do aprender a fazer para solucionar problemas, que esse é o grande papel da universidade”, diz a reitora. “Temos, também, todo o projeto de expansão da nossa universidade no formato educação à distância para todo o Brasil em 2022.  Para, também, assim, ampliar ainda mais o tamanho e a força dessa universidade que já é tão significativa na formação de seus estudantes”, completa Ceretta.

Você também pode gostar