Unesc recebe Fórum Regional de Economia Solidária

A Economia Solidária é uma forma alternativa de produção, cujo objetivo é incluir os menos favorecidos ao sistema produtivo, oportunizando a geração de trabalho e renda. Na segunda-feira, 18, a Unesc recebe uma audiência pública que vai debater este modelo e discutir o Projeto de Lei Estadual de Economia Solidária. O evento ocorre às 14 horas na sala 11 do Bloco R2. A audiência faz parte de um Fórum Regional sobre o assunto e tem como tema “Construindo a Política Pública da Economia Solidária em Santa Catarina”.

Segundo o coordenador do Fórum Regional de Economia Solidária da Amrec, o professor da Unesc Joelcy Lanzarini, o Projeto de Lei está sendo discutido na Assembleia Legislativa e tem como objetivo consolidar e fortalecer a atividade em Santa Catarina e as audiências públicas regionais compõem o rol dos quesitos necessário para a sua aprovação.

“A pauta da audiência prevê o debate sobre a situação da Economia Solidária em nível nacional e estadual, o Plano Estadual de Economia Solidária, o Projeto de Lei Estadual e os encaminhamentos regionais e estadual”, explica Lazarini. De acordo com o coordenador do Fórum da Amrec, o reconhecimento da Economia Solidária como atividade econômica no Brasil ocorreu em 2003, com a criação da Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.