Notícias de Criciúma e Região

Unesc presente em mais uma edição da Expomais

Evento iniciou nesta terça-feira, dia 26, no Auditório Jayme Zanatta, na Acic

Mantendo a característica de abordar temas atuais e relevantes nas diferentes modalidades, a partir dos eixos de marketing, administração, inovação e sinergia, a 5ª  edição da Expomais, começou nesta terça-feira, dia 26, e está trazendo, novamente, grande protagonismo no espaço da reflexão e da transformação do cenário atual, reforçando sua importância para profissionais, organizações e comunidade em geral. A Expomais é novamente acompanhada pela Unesc, como uma das cocriadoras. O evento ocorre no Auditório Jayme Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e se estende até esta quinta-feira, dia 28.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A reitora da Unesc participou da abertura. Luciane Bisognin Ceretta observou que a Expomais representa muito bem o movimento que as organizações estão precisando fazer nesse momento, o que é acompanhado pela Universidade. “Toda a programação está preciosa e muito bem elaborada. A Expomais por si só já é um evento de sucesso porque ela consegue reunir instituições de ensino, que junto com entidades empresariais, promovem essa cocriação e essa organização colaborativa. E o cenário presente e futuro sinaliza justamente isso, a capacidade de as pessoas superarem as suas diferenças e encontrarem pontos de convergência a partir de relações mais solidárias, colaborativas e cooperativas”, salientou.

Foto: Divulgação

Luciane ainda lembrou que esse movimento demarca uma retomada dos encontros, das discussões, do olho no olho, que é fundamental para a ampliação do processo de reflexão do ser humano. Além disso, as organizações foram convocadas a seguir a transformação que o cenário da pandemia trouxe aceleradamente, e toda essa ressignificação na instituição de ensino, que não deixa de manter a tradição do pioneirismo, mas que tem saído na frente no desenvolvimento, ofertando alternativas diante do cenário desafiador.

E essas alternativas, conforme a reitora, estão conectadas dentro dos aspectos pedagógicos e acadêmicos, que acompanham todo esse processo, apresentando novos formatos curriculares, novos projetos, novas parcerias com os setores produtivo e público, e na relação com a sociedade, “com o intuito de ampliar essa capacidade de qualificação profissional de excelência que a Universidade traz, mas ao mesmo tempo colocando essa qualificação à serviço da transformação da sociedade. E a Universidade Comunitária tem essa missão. E fazer em um cenário de transformação é, de fato, um grande desafio, que é do nosso tempo”, observou.

Palestra de abertura

A Expomais trouxe como primeira atividade a palestra “Liderança na Era da Hipercompetitividade”, proferida pela doutora em Administração e PhD pela Florida Christian University, professora Paulette Melo.

“Qual será o futuro da sociedade? O que estamos fazendo por esse futuro? Estamos sendo fator de soma na vida das pessoas? Quais foram suas maiores realizações no ano passado?”, foram algumas das grandes reflexões trazidas na palestra. “Um tema absolutamente necessário no cenário atual que apresenta esse líder transformacional, justamente no cenário onde as organizações estão em transformação”, avaliou a reitora Luciane Ceretta, que acompanhou todo o conteúdo.

“Ela trouxe pontos de reflexão muito importantes para todos os que assumem diferentes posições dentro das organizações, sobretudo aqueles que o fazem nos lugares de lideranças. Hoje foi um dia de reflexões muito importantes”, disse Luciane.

Após a apresentação, a professora Paulette Melo atuou como moderadora do painel “Transformação nas organizações”, composto pela designer estratégica Joana Mao, pelo cirurgião Leandro Avany Nunes, presidente da Unimed Criciúma, e pelo designer de negócios e redes Marcos David.

Sinergia

Conforme o presidente da ACIC, Moacir Dagostin, essa sinergia, um dos eixos da Expomais, é muito importante. “Na Expomais, empresas e academia, num projeto de cocriação, trabalham sinergicamente, buscando conhecimentos estratégicos que possam ser aplicados pelas empresas, instituições de ensino e sociedade. Trata-se de um ambiente transformador, com espaço para as reflexões sobre o momento presente e com um olhar para o futuro”, disse.

Aloísio Westrup, presidente do Sicredi Sul Santa Catarina, reforçou a felicidade de fazer parte desse grande evento e com a retomada dos eventos presenciais.

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Márcio Cabral, destacou que é necessário acompanhar o progresso e a transformação constante, além de discutir o papel da liderança e estar preparado para os grandes desafios.

Agenda

A Expomais terá sequência nesta quarta-feira, 27, a partir das 19 horas, com a palestra “O Mundo mudou… Bem na minha vez!”, ministrada pelo doutor em Comunicação Dado Schneider, também moderador do painel “As mudanças do ambiente de trabalho”.

Na quinta-feira ocorrerá a palestra “A mudança favorece a mente preparada para o futuro” e o painel “Liderança em ambientes de gestão de crise”, conduzidos pelo executivo de negócios Romeo Busarello.

Além da Unesc e da ACIC, a cocriação da Expomais envolve a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Satc, Sebrae, Senac e Sesi/Senai. O evento tem como apresentadores Carvão Mineral e Sicredi.

Você também pode gostar