Unesc marca presença no 41º Festival de Dança de Joinville e abre inscrições para o 22º Unesc em Dança
Mostra será realizada nos dias 28 a 30 de setembro de 2024, no Teatro Municipal Elias Angeloni
O final de semana foi especialmente significativo para a Unesc que celebrou a participação no maior festival de dança do mundo neste sábado, dia 20, e, ao mesmo tempo, lançou as inscrições para a 22ª edição do Unesc em Dança. Ambos os eventos destacam e reforçam o compromisso contínuo da Universidade com a promoção da cultura e da arte e evidenciam o papel de agente transformador tanto dentro quanto fora dos muros.
A programação do Festival de Dança de Joinville inclui apresentações de grupos nacionais e internacionais. Neste ano, a Companhia de Dança Unesc marcou presença com duas performances no palco aberto do Museu de Arte da cidade. Sob a direção de Paula Gregório Gonçalves e Claudson Corrêa, o grupo da categoria Sênior apresentou a coreografia “Missy In the House”, enquanto a categoria Júnior se destacou com “Atenção Hip Hop em Ação”.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, ver a Cia de Dança brilhar em Joinville é um grande orgulho. “É fundamental que os nossos talentos estejam nesse, que é o principal palco da dança no país. Temos a certeza de que nossos dançarinos levaram a essência da Unesc, múltipla e plural, ao Festival, assim como levam sempre por onde passam”, destacou, orgulhosa.
Conforme a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, é uma alegria para a Unesc ter a Companhia de Dança participando do Festival de Joinville. “Entendemos a dança como uma manifestação cultural de suma relevância. Estar num festival que reúne grandes talentos da dança de diversos lugares é um privilégio. Além de trocarmos experiências, observamos os mais diferentes estilos de dança, o que promove a integração e também qualifica os bailarinos”,mencionou.
“A valorização da Companhia de Dança reflete a diversidade cultural promovida pela Universidade, que continuamente assume o papel de agente transformador tanto no interior quanto além dos limites da instituição. Entre as diversas iniciativas da Unesc, a Companhia de Dança se destaca por fomentar e disseminar a cultura”, citou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, Lenita.
Retorno em grande estilo
A presença da Unesc no festival marcou o fim de um período de ausência e destacou o impacto positivo do projeto na vida dos integrantes. “Desde 2019, o grupo não participava do Festival de Dança de Joinville, e estar aqui novamente foi uma experiência incrível, ainda mais no dia em que comemoro mais um ano de vida, o que tornou o dia duplamente especial”, expressou a coreógrafa Paula Gregório Gonçalves.
“Este espaço é o sonho de qualquer coreógrafo e bailarino e representar a Universidade como coreógrafa é extremamente gratificante, especialmente porque comecei a dançar na Unesc há 24 anos”, acrescentou.
A companhia esteve entre as 4.461 coreografias inscritas e os 880 grupos aprovados, o que demonstra a qualidade e a competência dos integrantes. “Participar do festival é de alta relevância, pois Joinville é o epicentro da linguagem cultural da dança no Brasil, e reúne os melhores talentos do país. A participação dos bailarinos foi uma oportunidade para trocar experiências, ampliar a visão sobre o mundo da arte e, acima de tudo, se divertir”, citou Lenita.
Participam do grupo estudantes, colaboradores e membros da comunidade externa. O projeto é gratuito e oferece bolsas culturais aos acadêmicos participantes. “Participar do festival me deixa extremamente feliz. Entendo as dificuldades de conciliar a carreira de dançarina com a graduação e sou muito grata à Universidade por oferecer oportunidades que me permitem seguir as duas paixões da minha vida,” afirmou a bailarina da Companhia de Dança e acadêmica do curso de Enfermagem, Ingrid Fortunato Fernandes.
Abertas Inscrições para o 22º Unesc em Dança
A Unesc por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, anunciam a abertura das inscrições para a 22ª edição do Unesc em Dança. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização da Unesc, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A mostra ocorrerá de 28 a 30 de setembro de 2024, no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma/SC.
As inscrições para o festival estão abertas até 30 de agosto de 2024. Instituições de dança, academias, escolas e grupos independentes, que incluem grupos da terceira idade, poderão participar em duas categorias: Infanto-juvenil (de 6 a 14 anos) e Sênior (acima de 15 anos).
Os gêneros abertos para inscrição incluem Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares, Dança Escolar e Estilo Livre. As coreografias poderão ser apresentadas em solo, duo, trio ou grupo e conjunto.
Para participar, os grupos devem submeter a ficha de inscrição online, um link para a coreografia no YouTube, um release de até 20 linhas e um arquivo MP3 com a música. A seleção das coreografias será feita por uma comissão especializada, que escolherá até 100 trabalhos, divididos entre as categorias Infanto-juvenil e Sênior. Os selecionados serão divulgados em 9 de setembro de 2024 no site oficial do evento.
Os ensaios poderão ser agendados a partir de 20 de setembro de 2024, com sessões programadas para os dias 28 e 29 de setembro. As apresentações ocorrerão no mesmo período no Teatro Municipal Elias Angeloni, com a entrega de Menções Honrosas para destaques nas categorias Infanto-juvenil e Sênior.
O Projeto conta com o apoio de Anjo Tintas, Bistek Supermercados, Setep Construções e Giassi Supermercados. Para mais informações e para realizar a inscrição, acesse o site oficial do evento: www.unesc.net/emdanca.
Sobre a Cia de Dança Unesc
A Companhia de Dança Unesc foi criada em 2012 por meio da Resolução nº 30/2012/Reitoria, de 9 de novembro de 2012 (Norma Administrativa nº 003/2015). Este projeto gratuito é vinculado ao Setor de Arte e Cultura, coordenado por Amalhene Baesso Reddig. Paula Gregório Gonçalves e Carolina Hax são responsáveis pelas coreografias.
“Os coreógrafos participam de oficinas e cursos que ampliam seus conhecimentos na área, possibilitando a aplicação prática dessas aprendizagens na nossa região. A Unesc também se empenha na formação de público e no fortalecimento de diversos grupos, escolas, academias e ateliês dedicados à dança,” enfatizou Amalhene.
Ainda conforme a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, a Companhia de Dança desenvolve composições coreográficas que atendem às demandas artísticas contemporâneas e trabalha a identidade visual e corporal no processo de criação.
A Companhia visa a experimentação, difusão e representação da linguagem da dança, e proporciona aos integrantes diferentes técnicas corporais que buscam maior qualidade de vida artística e cultural.