Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda à praça em Araranguá
Ação ocorreu pelo segundo ano consecutivo na cidade das avenidas
A Unesc mais uma vez levou informação e serviços de utilidade pública à comunidade. Na manhã deste sábado, dia 6, acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis estiveram na Praça Hercílio Luz em Araranguá para a segunda edição do evento Imposto de Renda na Praça.
O evento levou à população orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e sobre como, por meio dela, é possível contribuir com políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e idosos do município.
A atividade, para a coordenadora adjunta do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, materializa a essência de uma universidade comunitária cujo objetivo é educar por meio do ensino, pesquisa e extensão para melhorar o ambiente de vida das comunidades onde atua e, assim, contribuir para o desenvolvimento regional. “Para nós, esta ação vem coroar todo o aprendizado dos estudantes na temática do IR, além de demonstrar para a sociedade a importância da profissão e o olhar social que ela detém contribuindo com os fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso”, acrescenta.
Conforme a coordenadora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, foi gratificante perceber que a comunidade aproveitou a proposta e foi até à Praça tirar dúvidas sobre a declaração. “É muito bom participar mais uma vez de um evento de sucesso em parceria com o Município. Ouvimos por diversas vezes as pessoas agradecendo e dizendo que ouviram nos meios de comunicação a notícia sobre o evento, o que os despertou a vir. Esse é o nosso papel enquanto Comunitária e nos orgulhamos deste resultado”, destacou.
A ação é realizada pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc, envolvendo o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF-Unesc) e o campus Araranguá. Os atendimentos gratuitos serão prestados por acadêmicos do curso, supervisionados pelos professores. A iniciativa conta ainda com a parceria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Rede NAF, Sindicato dos Contabilistas do Vale do Araranguá (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC).
Incentivo em prol das crianças, adolescentes e idosos
Além de esclarecer dúvidas, o IR na Praça visa incentivar a destinação de recursos ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal do Idoso (FMI). Na prática, quem opta pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao FIA e outros 3% ao Fundo do Idoso.
As doações, como explica o coordenador do NAF-Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, são feitas através do pagamento de uma guia (Darf) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago no envio da DIRPF. Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será acrescido ao montante a ser restituído. “É importante deixar estes recursos na nossa região, gerando um ciclo de investimento social nas Organizações da Sociedade Civil do município”, destaca.
O prazo para o pagamento da destinação encerra em 31 de maio, que também é o último dia para preenchimento da DIRPF.
Atendimentos na Unesc
Quem tiver dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda em 2023 também pode entrar em contato diretamente com o NAF-Unesc. O núcleo é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.
O NAF está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Unesc. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.