Notícias de Criciúma e Região

Unesc inaugura Ponto de Cultura e revitalização do Complexo Esportivo

Espaços reafirmam o compromisso da Universidade com a excelência no ensino e no bem-estar da comunidade, além da valorização cultural

O compromisso da Unesc com o esporte e a cultura, duas das bandeiras institucionais, se fortalece ainda mais com duas novas conquistas. Nesta semana, a Universidade entregou à comunidade a revitalização completa da academia e da piscina semiolímpica, que fazem parte do Complexo Esportivo, que agora oferece infraestrutura moderna e adequada para a prática de atividades físicas e formação dos estudantes. Além disso, a Instituição inaugurou o novo Ponto de Cultura, um espaço dedicado à valorização e preservação das tradições culturais regionais. Ambas as iniciativas reforçam a missão da Universidade de promover o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento integral, ao conectar Ensino, Extensão e a interação com a comunidade.

O esporte é sinônimo de movimento, superação e transformação, e para que ele seja vivenciado plenamente é imprescindível contar com um ambiente adequado. Na Unesc, o Complexo Esportivo vai além de ser apenas um espaço para atividades físicas. Ele funciona como um laboratório de experiências para os acadêmicos e um refúgio de bem-estar para a comunidade.

Inaugurada nesta quinta-feira (17), a revitalização da academia e da piscina semiolímpica, que compõem o Complexo, reforça ainda mais o compromisso da Universidade com a promoção da saúde, do crescimento e do aprendizado.

Durante a cerimônia de reinauguração, a reitora Luciane Bisognin Ceretta enfatizou o papel da Unesc na vida da comunidade ao lembrar os 56 anos de história da Instituição, que nasceu do desejo coletivo. “Cada espaço da nossa Universidade precisa ter excelência e ser adequado ao processo de aprendizagem. Mas, como Universidade Comunitária, somos de todas as pessoas. O melhor investimento que fazemos é nas pessoas, e elas merecem uma infraestrutura de qualidade. Esta revitalização é mais um exemplo do nosso compromisso com a excelência acadêmica, o cuidado com o ser humano e a interação com a comunidade externa”, afirmou Luciane.

A reitora também aproveitou para expressar a gratidão a todos os envolvidos na obra, como o setor de Esportes, o Departamento de Projetos e Infraestrutura (DPI) e o curso de Educação Física. “A reforma era uma demanda antiga do curso de Educação Física, e agora temos um espaço que atende plenamente às necessidades”, acrescentou.

Com um investimento total que ultrapassa os R$ 735 mil, oriundos de recursos próprios, a reestruturação não apenas modernizou o complexo esportivo, mas também reafirmou a importância dos espaços para a formação acadêmica. “Sabemos o quanto uma boa sala de aula é essencial, e este complexo é a nossa sala. É onde trocamos experiências e aprendemos. Eu participo de projetos de Extensão com crianças e idosos, e ver a alegria deles ao utilizar uma piscina nova é uma experiência gratificante”, disse a presidente do Centro Acadêmico de Educação Física, Ana Cláudia Oliveira.

Apoio ao esporte

O apoio ao esporte é uma das grandes bandeiras da Unesc, visível nos projetos e parcerias com instituições como, por exemplo, a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba e o Criciúma E.C. “O Mampituba é parceiro da Unesc há anos. Realizamos juntos diversas atividades esportivas, recreativas e sociais, sendo que o esporte é essencial para o fortalecimento do corpo e da mente. Equipamentos de qualidade são fundamentais para isso. Como ex-aluno da Fucri, fico orgulhoso em ver o crescimento desta instituição”, comentou o vice-presidente de Finanças do Mampituba, Sidinei José Pacheco.

Além da academia e da piscina, o complexo esportivo da Unesc conta com ginásios, campos de futebol suíço, quadras externas, salas de dança, pista de atletismo e quadra de areia, que recebem competições regionais e estaduais. “É evidente como a reitoria valoriza a importância de uma estrutura desse porte. Ela é grandiosa não só para o curso de Educação Física, mas também para os demais cursos, o Colégio Unesc e toda a comunidade”, afirmou o presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame.

Mergulho

Para coroar a inauguração, cinco atletas realizaram o primeiro mergulho na piscina revitalizada para simbolizar o início da nova fase do complexo esportivo. “Espaços como esse promovem saúde para todos, tanto para a comunidade interna quanto para os visitantes. Este ambiente é acolhedor e oferece uma experiência completa ao permitir que os acadêmicos vivenciem na prática o que encontrarão no mundo do trabalho”, falou o coordenador do Setor de Esportes, Fagner Viana.

O coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio, também ressaltou a importância da reforma. “Esta é a primeira revitalização completa desses espaços, o que para nós é fundamental, pois aqui é o local onde os estudantes realizam estágios e a comunidade participa de atividades por meio dos nossos projetos de Extensão”, disse.

Reconhecida como Ponto de Cultura, Unesc abre as portas de novo espaço cultural

O Ponto de Cultura, espaço que ratifica o compromisso da Instituição com a preservação e promoção cultural da região, foi inaugurado com a presença dos personagens do Boi de Mamão, que agora integram o cotidiano do campus. Localizado junto à Biblioteca Professor Eurico Back, o ambiente foi criado com o apoio de R$ 12 mil obtidos por meio do edital “Culturas Populares: Edição Selma do Coco”, do Ministério da Cultura.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressaltou que a Unesc é o maior equipamento de promoção de arte e cultura da cidade, e isso acontece porque há pessoas à frente acreditando, conduzindo e dedicando suas energias de forma persistente.

Luciane ainda reforçou a importância desses espaços para a formação integral dos estudantes. “Esses ambientes, que vão além de Ensino, Pesquisa e Extensão, são terapêuticos e possuem uma identidade marcante. Eles colocam os estudantes em contato com a arte e a cultura desde cedo, proporcionando um valor inestimável. Em tempos tão desafiadores, espaços como este se tornam promotores de saúde mental”, comentou.

Desde 2016, a Universidade é reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e se consolida como referência nacional em cultura viva, ao conectar as expressões culturais com a comunidade e promover um espaço de valorização contínua das raízes populares.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, enfatizou que a cultura é a luta de muitos. “Acredito na transversalidade da cultura e penso que podemos ‘sulear’ mais as nossas práticas e prazeres. Este espaço conquistado, conectado ao Museu da Infância e aos grafites que enfeitam os corredores, deve ser um lugar de encantamento”, disse Lenita.

Ela lembrou ainda que em Criciúma há quatro Pontos de Cultura, e em Santa Catarina, existem apenas dois Pontões. “Faremos o possível para que este espaço se torne o terceiro Pontão de Cultura do estado. A reitoria sempre foi incentivadora das práticas e dos fazeres culturais. “Trabalhar com arte e cultura significa se deixar envolver, aprimorar o olhar e entender o valor da cultura do outro, com relevância e significado profundos”, comentou.

Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o espaço é de grande importância, pois abriga os bois de mamão do Museu da Infância ao incluir um exemplar de 1985 confeccionado por egressos da Universidade. “Temos cabeças restauradas das décadas de 1980 e 1990. É com muito orgulho que damos o pontapé inicial nesta vitrine, que também acolherá a comunidade escolar. Minha gratidão à Unesc por abraçar e valorizar a cultura popular, tanto dentro da Instituição quanto na região”, citou.

A cerimônia de inauguração contou com o descerramento da placa e a apresentação especial do Ponto de Cultura Boi de Mamão, representado pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Capivari de Baixo.  A exibição trouxe vida e tradição ao evento, conectando os participantes ao folclore e à riqueza cultural da região.

Você também pode gostar