Notícias de Criciúma e Região

Unesc: há 53 anos formando e transformando vidas e cenários

“Não entregamos somente o diploma aos nossos estudantes. Entregamos experiência”, relata a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho.

Nesta terça-feira, dia 18, é celebrado o Dia da Universidade e Criciúma tem uma das maiores da América Latina, a Unesc. Com 53 anos de história, a Unesc tem uma trajetória que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. “Não entregamos um simples diploma aos nossos estudantes. Entregamos experiência”, relata a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A instituição promove a transformação na vida de estudantes, professores e de milhares de pessoas atendidas pelos serviços e projetos desenvolvidos. Por ser uma universidade comunitária, tem compromisso forte com a região em que está inserida e um grande diferencial. “A universidade comunitária sobrevive de suas receitas, mas reinveste toda a sua renda no próprio ensino. Atuamos fortemente em serviço de saúde para a sociedade, apoio nas escolas públicas e privadas, tecnologia, projetos de qualificação de idosos, jovens e adultos. E tudo isso é gratuito”, explica a pró-reitora.Uma universidade comunitária, como a Unesc, não visa lucro. Cobram mensalidade para manter funcionários e professores, cuidar da infraestrutura, fazer melhorias e investir em projetos sociais.

Serviços prestados para a comunidade

Todo o dinheiro volta para beneficiar a Instituição, seus alunos e a comunidade. Por isso a Unesc está em todos os lugares e trabalha com projetos de extensão que desenvolvem ações dentro e fora do campus para beneficiar a sociedade. Além dos projetos em que alunos e professores vão até os bairros de Criciúma e região, há atendimento gratuito em saúde dentro da universidade nas Clínicas Integradas e na Unidade Judiciária de Cooperação (UJC).

Dentro das Clínicas Integradas são ofertadas cerca de 20 especialidades de forma gratuita para a comunidade. Dentre eles está a Ginecologia, Geriatria, Odontologia e Centro de Reabilitação.“Tivemos um caso recentemente de um jovem que sofreu um infarto e em seis meses, graças a ajuda dos profissionais do Centro de Reabilitação, já estava caminhando”, conta Gisele.

Os serviços prestados pela Unesc nas são realizados pelos próprios alunos que fazem graduação na Universidade, com a supervisão dos professores. Os acadêmicos aprendem a teoria em sala de aula e nos projetos de extensão, nas pesquisas, nos atendimentos e em muitos outros programas.“A universidade comunitária te prepara para a vida. Nossos estudantes são capacitados para lidar com situações reais. Quando eles saem daqui, já estão prontos para atuar em sua área”, frisa Gisele.

Em 2020 com o início da pandemia da Covid-19, a Unesc conseguiu manter suas atividades e ainda auxiliar a população e órgãos públicos em diversas frentes.“Implantamos o “SOS Covid” para atender os casos de Coronavírus, prestamos auxílio psicológico. Na saúde mental, atendemos pessoas de todo o Brasil. Também realizamos higienização de ambientes como os hospitais. Distribuímos gratuitamente álcool em gel e máscaras Face Shield e tantas outras ações”, relata a pró-reitora.

Graduação Multi

A Universidade cumpre seu papel enquanto multiplicadora e difusora de conhecimento e desenvolvimento e reúne no projeto Inova Unesc um conjunto de ações conectadas que convergem em uma formação ainda mais inovadora e tecnológica.

Entre as peças que formam o projeto inédito que marca um novo momento da Instituição está a contínua utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo colaborativo, os chamados Hubs de Inovação, como o Talent Lab, o crescimento do protagonismo estudantil por meio de projetos como o Movimento Empresa Júnior (MEJ), a criação do Pin!, o projeto de valorização de histórias inspiradoras com personagens de diferentes espaços da Universidade ou ainda a incubação de novos negócios na Incubadora Tecnológica da Universidade.

Além desses, soma-se ao projeto a parceria com o setor produtivo no Unesc Labs, projeto que promove interligação entre comunidade acadêmica e empresas com investimento em bolsas e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema.

Completando o conjunto de ações está uma das principais ações institucionais: a implementação de um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade, a Graduação Multi 2022.

Mais tecnologia, mais presença

Com olhares voltados ao futuro da educação superior, a Unesc inicia já neste primeiro semestre a Graduação Multi 2022, um projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais.

Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolverá os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras.

A proposta implementada foi estudada e analisada a fundo por toda a equipe de gestão, assessoria pedagógica e cursos de graduação de forma a qualificar os processos e proporcionar uma virada de chave com transição progressiva dentro da realidade de cada curso.

As disciplinas dos 35 cursos presenciais, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, foram repensadas de forma a potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. “Para isso os professores foram convocados a adotar uma nova postura diante do ensino. Por si só o professor já é um profissional em constante transformação e agora, mais do que nunca, está preparado para a disrupção”, detalha Feldhaus.

Diferentes experiências

A proposta adotada para integrar os cursos de graduação da Unesc a partir de 2022 defende o conceito de potencialização do que há de melhor também no espaço físico disponibilizado pela Instituição e nas metodologias que serão desenvolvidas pelos docentes. “Os professores serão instigados a preparar aulas que sejam verdadeiros eventos, aproveitando ao máximo toda a estrutura tecnológica disponível. Precisamos valorizar e aproveitar cada vez mais a presencialidade de forma a promover, por meio dela, um aprendizado de fato diferenciado. Para isso, distintas metodologias de ensino e, logo, espaços de aprendizagem, serão fundamentais no processo de evolução do ensino”, aponta Marcelo.

O cenário para essa mudança é o melhor possível. Isso porque, de acordo com o diretor, a Unesc já conta com mais de 850 campos de estágio e cenários de prática, mais de 325 projetos de extensão com forte impacto comunitário e mais de 430 projetos de pesquisa que oportunizam a formação diferenciada.

Na área das Engenharias e Tecnologias a professora Louise Roloff há alguns semestres já utiliza conceitos que serão ampliados no novo modelo adotado. Conforme a docente, turmas de Engenharia de Produção e Ciência da Computação apresentaram recentemente trabalhos realizados em uma mesma disciplina, porém com olhares voltados cada um a seu curso.

“Neste exemplo de disciplina na qual trabalho com funções reais, logarítmicas e exponenciais, dividi a turma para a realização de um trabalho que envolve a gamificação. Na Engenharia os grupos produziram jogos físicos, enquanto na Ciência da Computação utilizaram a linguagem de programação para criar um jogo virtual. Tivemos resultados incríveis que mostram, na prática, a diferença proporcionada pela metodologia diferenciada”, explica Louise.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos em plantão pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 9 às 19h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

Você também pode gostar