Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade

A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 até esta sexta-feira.

O secretário das Clínicas IntegradasMarlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.

No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.

Cuide-se

As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.

A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.

Atendimentos gratuitos

Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.