Unesc completa duas décadas como universidade

A Unesc completou, em 19 de novembro, 20 anos como Universidade. E chega a duas décadas desta transformação com destaque em todas as áreas em que atua e reforçando a sua característica de Universidade Comunitária, com atividades e ações que contribuem para o desenvolvimento regional. A Unesc chega a esta marca como melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017 e como a 18ª melhor instituição não estatal do Brasil.

A história da Unesc iniciou em 22 de junho de 1968, quando a Lei Municipal 697 criou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). Na época, o prefeito de Criciúma era Ruy Hülse e foi ele o primeiro diretor da Fucri. Já como Universidade, a Instituição teve como reitores Edson Rodrigues, Antônio Milioli Filho e Gildo Volpato.

Atualmente a Instituição é liderada pela professora doutora Luciane Ceretta. Segundo ela, a Unesc está comprometida desde a sua criação com um projeto pedagógico que associa a qualidade acadêmica, cientifica e tecnológica. “A condição de Universidade nos coloca num patamar diferenciado porque congrega o ensino, a pesquisa e a extensão à formação acadêmica. Exemplos marcantes da atividade acadêmica da Unesc como Universidade podem ser coletados no plano de desenvolvimento institucional dos últimos dez anos. As conquistas nesse período foram marcantes”, afirma a reitora.

Segundo Luciane, a Unesc entende que o diálogo entre educação e cultura é fundamental para formar alunos comprometidos em construir uma sociedade com valores de justiçam, solidariedade e de diversidade. “A Universidade está igualmente atenta a programas que qualifiquem a matriz curricular de seus cursos. Em agosto a Unesc aderiu ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, promovido pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos, e pelo Ministério da Educação e que busca promover a educação em Direitos Humanos no Ensino Superior envolvendo alunos, professores e funcionários. São 20 anos de formação cidadã para além da formação profissional de excelência”.

A Unesc possui mais de 97% dos cursos de graduação avaliados com conceitos 4 ou 5 – sendo o conceito máximo 5 – pelo MEC (Ministério da Educação). Na extensão, realiza 122 projetos de extensão comunitária, com 306 bolsas de estudo para estudantes de graduação. A Universidade figura ainda no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes. Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros.

 Transformação em Universidade

A solenidade de instalação oficial da Unesc em Universidade ocorreu em 19 de novembro de 1997, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. A instituição foi reconhecida oficialmente pela Resolução No 35/97, publicada no Diário Oficial de 4 de novembro daquele ano.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.