Uma morte é confirmada em deslizamento de terra na BR-376
Bombeiros seguem buscas de desaparecidos nesta terça-feira, dia 29
Um grande deslizamento de terra soterrou carros e levou carretas na BR-376 que liga Santa Catarina ao Paraná. O deslizamento ocorreu na altura de Guaratuba (PR) no final da noite desta segunda-feira, dia 28. Desde então, mais de 100 Bombeiros dos dois estados e diversas forças de segurança atuam no local em busca de possíves vítimas.
Informações preliminares dão conta de que uma morte teria ocorrido, o que não ainda não foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros. Os trabalhos chegaram a ser interrompidos devido ao risco de novos deslizamentos, mas foram retomados na manhã desta terça-feira, dia 29. O prefeito da Guaratuba (PR), Roberto Justos, estava em um dos carros atingidos pelo desmoronamento. Nas redes sociais, ele divulgou um vídeo relatando o ocorrido.
“Uma coisa horrorosa, a montanha veio abaixo, nos carregou para cima de outros carros e só estamos vivos por um livramento de Deus. Muita gente deve ter se machucado, muita terra, muita pedra que veio para cima dos carros”, disse o prefeito.
Ver essa foto no Instagram
O governo do Paraná não informou quantas pessoas estão desaparecidas. O deslizamento começou por volta das 15h30 dessa segunda-feira, dia 29, quando um talude cedeu e atingiu uma das faixas da pista no km 669, no trecho de serra. Após esse primeiro deslizamento, a concessionária interditou uma das pistas e o trânsito seguiu em pista única.
Por volta das 19 horas, houve um novo deslizamento, que atingiu veículos que passavam pelo local.
Rotas alternativas
A concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho onde aconteceu o acidente, reforçou que motoristas busquem os pontos de retorno. Alguns chegaram a ser abertos durante a noite. Para motoristas próximos aos pontos de bloqueio, há áreas de retorno nos seguintes locais:
Na BR-376, sentido Santa Catarina
- Km 635: retorno nos kms 617, 619, 625 e 633;
- km 662: retorno nos kms 644, 648 e 654;
- km 669: retorno no km 663.
BR-101 (SC) sentido Curitiba
- km 1,3: opções de retorno nos kms 27, 25, 20, 14, 10, 6 e 1,8.
A ALS também informou que, no caso de condutores que precisam seguir viagem entre os estados, as rotas alternativas são via BR-470 e BR-116.
Fonte: G1