Um lugar dedicado para as mamães

Com a chegada de uma nova vida muitos questionamentos e medos podem surgir. Mas na Unesc, as mamães, gestantes e os bebês encontram um lugar de cuidados, carinhos e orientações. O Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar (Pamif) atua há 13 anos proporcionando qualidade de vida às famílias participantes e está com inscrições abertas para novos participantes.

A coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto, conta que o acompanhamento às mulheres é iniciado ainda durante a gravidez e se estende ao pós-parto. “As gestantes participam de um grupo de apoio, assistem palestras e praticam atividades como Pilates, hidroterapia para gestantes e bebês, confraternização e oficinas. Após o parto são feitas visitas domiciliares pelos extensionistas”, explica.

Nos encontros, as mães e gestantes encontram temáticas relacionadas as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, cuidados com as estrias, amamentação, os diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, orientações para o uso de medicamentos e técnica de shantala (massagem para bebês). Elas participam ainda de um ensaio fotográfico.

Os encontros ocorrem nas sextas-feiras, a partir das 14 horas, nas Clínicas Integradas Universidade. O Pamif é desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, além de voluntários. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2654.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.