Encerra-se neste domingo, 10 o prazo para inscrições nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). No Sul do Estado, são 192 vagas em cinco cursos ofertados pelos câmpus Criciúma e Araranguá. Os cursos são inteiramente gratuitos e a seleção é feita por sorteio público.
Os cursos técnicos concomitantes possibilitam ao aluno cursar paralelamente o curso técnico no IFSC e o Ensino Médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário. Para ingressar no técnico concomitante, o estudante deverá ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio até a data da matrícula. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de Técnico de Nível Médio.
Os cursos técnicos subsequentes do IFSC são destinados aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou que comprovarem a conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) na data de matrícula. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de Técnico de Nível Médio.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC, até o dia 10 de dezembro. A seleção será realizada por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 13 de dezembro.
Confira as vagas:
Câmpus Araranguá – cursos concomitantes
Eletromecânica (noturno): 32 vagas
Produção de Moda (vespertino): 40 vagas
Têxtil (noturno): 40 vagas
Câmpus Criciúma – cursos subsequentes
Edificações (noturno): 40 vagas
Eletrotécnica (noturno): 40 vagas
O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. A listagem completa com o número de vagas reservadas está no edital de ingresso, disponível no Portal do IFSC.