Turismo espacial: foguete, sonda e míssil estão disponíveis para visitação no Parque Astronômico
Equipamentos foram adquiridos junto à Força Aérea Brasileira, com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
Mais três equipamentos agregam aos objetos de estudo do Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma. O local agora, conta com a réplica de um foguete, de 9 metros de altura, um míssil de quase 3 metros e uma sonda espacial, de 4 metros. Os equipamentos foram adquiridos junto à Força Aérea Brasileira (FAB), com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) foram entregues oficialmente à população na tarde deste sábado, 4.
“Aqui é uma escola ao ar livre, um local de conhecimento e que fascina quem conhece. O espaço irpa servir para descortinar nesta e nas próximas gerações, o cientista que tem dentro de cada um. Aqui é uma aula de matemática,de física, de astronomia”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O foguete, modelo VS-40, é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida, com capacidade para efetuar missões com cargas úteis científicas e tecnológicas de até 500 kg em trajetórias de 650 km de apogeu. Até então, foram realizados três lançamentos, sendo dois no Brasil e um na Noruega. O míssil, modelo MAA-1, é um instrumento de curto alcance para combate aéreo, guiado por infravermelho.
Já a sonda espacial (Sonda II), foi o primeiro foguete cujo projeto, fabricação estrutural, propelente e proteção térmica, foram desenvolvidos pelo DCTA, da FAB. A última versão possui massa de decolagem de 370 kg, com apogeu de 50 a 100 km e capacidade para 20 a 70 kg de carga útil. Ao todo, já foram lançados 61 foguetes tipo Sonda II.
Moradores do bairro Imperatriz, em Criciúma, Roberto Fernandes e a esposa, Elenir, foram até o planetário para conhecer as novidades. “Ficou espetacular”, disseram, enquanto faziam o registro dos equipamentos.
E claro, para a criançada tem uma família de ETs, que encantou os moradores de Cocal do Sul, Daniela Beatriz Lourenço e o filho Teo, 5 anos que aproveitaram para tirar fotos. “ Aqui é uma excelente opção de lazer”, disse ela.
Foguete espacial chega ao Parque Astronômico de Criciúma; veja vídeo