Turismo embarcado para avistamento de baleias volta a ser debatido

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba, Henrique Melo, iniciou, nas últimas semanas, uma conversa com o novo chefe da Defesa Civil do Estado, Alexandre Waltrick Rates. Em pauta, a possibilidade da retomada do Turismo Embarcado de Observação de Baleias (Tobe).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A prática está interrompida desde setembro 2019, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região liberou por 30 dias a atividade. Na época, o TRF4 autorizou o turismo embarcado enquanto a Baleia Franca estivesse no litoral catarinense, com o acompanhamento pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Alexandre Waltrick Rates é advogado, especialista em direito ambiental e foi presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), antiga Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).

“Ele irá intermediar as conversas com o órgão ambiental estadual, para que a gente consiga avançar nessa possibilidade de liberação do turismo embarcado para esta temporada. Deveremos ter, nas próximas semanas, uma reunião com o presidente do IMA e com o superintendente do IBAMA em Santa Catarina, para avançarmos nessas tratativas”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Henrique Melo.

Além do pedido de intermediação junto ao Governo do Estado, o secretário Henrique Melo solicitou ao chefe da Defesa Civil do Estado um carro para as operações realizadas pela Defesa Civil de Imbituba.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.