Notícias de Criciúma e Região

Em Tubarão, Queiroga fala sobre falta de leitos de UTI em SC e visita nova ala de radioterapia

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Tubarão na tarde desta sábado, dia 18, e visitou a nova ala de radioterapia que foi construída no Hospital Nossa Senhora da Conceição e deverá entrar em funcionamento em breve

Em visita a Tubarão, o ministro da Sáude, Marcelo Queiroga conheceu a nova estrutura de radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Importante instrumento no tratamento de câncer, atualmente, 190 pessoas por mês tem que se deslocar da Cidade Azul até Criciúma ou Florianópolis para fazer radioterapia.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Mais uma unidade entregue à população brasileira aqui na cidade de Tubarão em Santa Catarina. Unidade integralmente financiada pelo Ministério da Saúde no programa de expansão da radioterapia no SUS. Já foram entregues 53 unidades dessas no Brasil. Sendo 44 delas no atual governo”, informa o ministro.

Apesar de estar pronta fisicamente, a unidade de radioterapia aguarda a finalização dos trâmites burocráticos e deve iniciar os atendimentos em breve. “Ministério já incrementou o teto de radioterapia do estado de Santa Catarina em R$900 mil, falta agora a contratualização do estado ou hospital para que se inicie os atendimentos e não há motivo para demora”, analisou Queiroga.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, conversou com autoridades da saúde em visita a nova ala de radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Foto: Divulgação

Falta de leitos de UTI em SC

Além da unidade de radioterapia, Marcelo Queiroga falou sobre a questão da falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Catarina. O estado está em Situação de Emergência em saúde desde o início do mês.

“Ministério da Saúde na pandemia chegou a habilitar 45 mil leitos de Terapia Intensiva em todo o Brasil. O número de casos da Covid diminuiu e os leitos foram desabilitados em parte, mas se deixou um legado de mais de 7 mil leitos de UTI para o país que contempla Santa Catarina. Todo o Sul do Brasil sofre um impacto maior no inverno, nessa época do ano com o aumento das doenças respiratórias”, explica Queiroga.

Quanto as UTIs pediátricas, ele destaca que uma das barreiras para a abertura de novos leitos é a falta de profissionais. Veja o vídeo com trecho da fala de Queiroga:

 

Você também pode gostar