Notícias de Criciúma e Região

Trilha do Vale das Pirâmides Sagradas, Grão Pará, em Santa Catarina

Você conhece essa trilha maravilhosa escondida no interior de Grão-Pará?

Dotada de paisagens deslumbrantes, a trilha do Vale das Pirâmides Sagradas é um caminho rodeado por uma cadeia de montanhas com formato de pirâmides, por isso, ganhou este nome.

Um lugar cercado de um ar de magia e mistério que muitas pessoas buscam para se reenergizar.

Elas fazem parte do Parque Estadual da Serra Furada e do Parque Nacional de São Joaquim.

O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 20 de junho de 1980, por meio do Decreto nº 11.233. A área de 1.330 abrange os territórios municipais de Grão-Pará e Orleans, protegendo paisagens exuberantes das encostas da Serra Catarinense.

A unidade de conservação está ligada geograficamente, na porção oeste, à área do Parque Nacional de São Joaquim, aumentando a proteção da biodiversidade.

O parque tem um relevo extremamente escarpado, o que lhe confere grande beleza cênica. Seu ponto culminante é o Morro da Forquilha, com aproximadamente 1.508 metros de altitude. Outros pontos notáveis são o Morro do Facão, Garrafão, Gritador, Serra do Minador, Morro do Bugrinho, além é claro da Serra Furada, geoforma que deu nome ao parque. O furo da serra tem aproximadamente 45 metros de altura e 8 metros de largura.

 

Já o Parque Nacional de São Joaquim está situado no sul do país, mais precisamente na região serrana do estado de Santa Catarina. O acesso para a parte alta se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. O Parque Nacional também possui áreas nos municípios de Orleans, Grão Pará e Lauro Müller, estes localizados na parte baixa da Serra do Mar.

A criação do Parque, em julho de 1961, está ligada a necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, encontradas em abundância dentro de seus 49.800 hectares. O Parque está inserido no bioma Mata Atlântica.

Além de proteger ecossistemas existentes na Unidade de Conservação, ela foi criada com o objetivo de promover a educação ambiental, a pesquisa e a visitação pública.

Outro aspecto importante da unidade é a sua formação geológica, composta por rochas vulcânicas, denominadas Basalto, que formam, conjuntamente com as formações de Arenito, um local propício à recarga e descarga do Aquífero Guarani. Estudos datam estas formações em aproximadamente 133 milhões de anos.

Um lugar único em Santa Catarina, fascinante, um paraíso selvagem com uma energia fantástica, é o que se sente ao entrar no Vale das Pirâmides Sagradas na Serra Furada em Grão Pará/SC.

Na região são muitas as opções de trilhas e cachoeiras que fica dentro da propriedade privada, o valor da taxa está cerca de R$ 40,00 por pessoa, onde fica pousadas e um restaurante da família. Da propriedade se inicia duas trilhas: uma mais curta, de uns 40 min até uma linda cachoeira. E outra é a subida até o mirante no topo da serra (dizem que é linda demais, mas também muito difícil), que tem cerca de 4,5km de subida e garante uma das visões mais lindas de Santa Catarina.

 

A paisagem é simplesmente inacreditável, a pousada fica bem no pé das montanhas, no meio ainda, assim sentimos que somos tão pequenos em relação a imensidão da natureza.

Sem falar que a imersão da natureza é total, já que a pousada também contém muitos animais maravilhosos como galinhas, cavalos, cachorros e muitos pássaros.

Também muitos campistas escolhem esse local para passar a noite, seja no camping ou na pousada, pois possui local para você montar sua base seja de barraca ou apartamentos. Trilhas, cascatas e outros atrativos.

O Vale das Pirâmides fica no município de Grão Pará, na microrregião de Tubarão. De Porto Alegre são 404km de distância, de Florianópolis 215km, de Balneário Camboriú 274km e de Curitiba 494km.

Para chegar na pousada, você vai ter que pegar 25km de uma estrada de chão com muitas pedras, que dependendo de como estiver o dia, pode ser um pouco mais desafiador.

Uma dica para em ira fazer essa atividade é sempre conferir a previsão climática mas mantenha-se preparada para uma mudança repentina do clima e para a segurança mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma antes de sua saída.

Hidrate-se sempre! E coma bem! Água e comida são fatores que determinam a nossa existência e na trilha eles são ainda mais importantes. Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação. A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia.

Você também pode gostar