Treviso terá projeto de observação de aves

A continuação do projeto que visa o desenvolvimento do turismo sustentável em Treviso foi garantida por mais um ano, durante a renovação da parceria entre a Administração Municipal e o Instituto Alouatta, na manhã desta segunda- feira, 5. Os trabalhos iniciaram em 2017 e o objetivo é explorar economicamente o potencial turístico de Treviso, respeitando o meio ambiente e gerando uma nova e permanente fonte de renda e trabalho no município.

O Instituto Alouatta é especialista no assunto e foi representado pela presidente Rosilene Koch e pelo coordenador de projetos Paulo Cadallóra. O prefeito Jaimir Comin, o secretário municipal de Administração e Finanças, Vagner Espíndola, e a chefe de gabinete, Beatriz Ariati, também participaram da reunião.

As ações que aliam lazer, educação ambiental e desenvolvimento econômico programado para este ano já começam a ser colocadas em prática no próximo mês. O fortalecimento do projeto de observação de aves, com um curso de observação para iniciantes. Uma soltura de aves realizada com o apoio de diversas instituições, além de uma temporada de inverno caracterizada por eventos de turismo entre junho e julho.

“Com essas informações nós começamos a construir o que chamamos de ‘marca do destino’, ou seja, Treviso tem todo esse potencial de turismo de natureza e a gente precisa transformar isso em realidade”, conclui o coordenador de projetos do Instituto Alouatta.

Planejamento

“O primeiro ano, 2017, foi mais de trabalho de bastidores. Atualizamos o inventário turístico, basicamente a articulação e reunião de todas as informações que nós precisávamos. E para 2018, a perspectiva é excelente porque, de posse dessas informações e com o Conselho de Turismo formado, a gente consegue pensar num planejamento em longo prazo, mas fazendo ações em curto prazo, para que já seja inserida efetivamente essa questão do turismo no dia a dia de Treviso”, comenta Cadallóra.

As cachoeiras, rios, trilhas e a área verde preservada, rica em fauna e flora, são alguns dos maiores atrativos de Treviso e, segundo o prefeito, o destino já é procurado por turistas de todo o país. “A nossa população aumenta, em média, 50% nos finais de semana por causa dos visitantes que vêm para aproveitar as nossas belezas naturais. As pousadas e restaurantes estão sempre cheios e novos empreendimentos já estão em construção ou sendo planejados. E o que nós queremos é que o turismo de Treviso seja uma força da economia, mas que a natureza continue preservada, por isso é tão importante esse trabalho de sustentabilidade realizado na parceria entre a prefeitura e o instituto”, finaliza Jaimir Comin.

 

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.