[VÍDEO] Paixão e morte de Jesus Cristo vivenciada no Santuário

A igreja católica vive o Tríduo Pascal, deste ontem quinta-feira, 29, a época mais importante da religião, considerado o ponto alto da Semana Santa, que recorda toda a trajetória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. São três dias em que a igreja espera que os fiéis vivam intensamente as celebrações que lembram os últimos dias de Jesus Cristo na Terra até sua ressurreição.

“Na quinta-feira Santa, celebramos a Instituição do Sacerdócio Ministerial e também da Santa Eucaristia, que nos acompanha durante toda a nossa vida. É a presença real de Cristo, além de recordarmos o serviço ao qual somos chamados a prestar em nossa vida, com gesto do lava-pés”, explica o bispo da diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.

Benção de Macela

Na sexta-feira Santa, quando é celebrada a paixão e a morte de Cristo, a Via Sacra, no Santuário, inicia ás 6 horas e encerra às 11 horas. Ás 19 horas acontece a abertura da caminhada do Senhor Morto no Santuário com chegada à Matriz São Donato. Padre Antônio Vander pede que as pessoas levem Macela e chá amargo para serem abençoados.

“O chá amargo irá lembrar o amargor de Cristo, a dor de Cristo, sofrida na sexta-feira. Quando as dores do corpo batem na gente, vamos lembrar do chá, porque a dor do meu corpo e a dor do corpo de Cristo se unem no sofrimento que a vida apresenta. Será um elo de unidade durante todo o ano”, considera Antônio Vander.

No sábado à noite, celebramos o grande momento: a Ressurreição do Senhor. “Por meio dela, percebemos que a morte e o pecado perdem toda a força que tinham sobre a humanidade”, considera dom Jacinto Flach. Durante o dia as igrejas serão fechadas, porque se tornam um sepulcro após a morte de Jesus Cristo.

Festa da Páscoa

A festa da Páscoa é a mais importante solenidade da igreja, marcada como grande momento para a fé e a esperança dos que creem em Cristo. “Jesus quebra toda a força do mal que quer sempre nos empurrar para dentro da escuridão. Cristo, a luz, vence isto. Para todos nós cristãos, que temos fé, sabemos que, mesmo que em nossa vida, muitas vezes, possamos nos sentir abatidos pelos sofrimentos e limitações, no fim, o amor e a misericórdia de Deus acabam vencendo, e isso se manifesta, plenamente, no Cristo Ressuscitado”, finaliza o bispo.

Padre Antonio Vander deixa um recado para a Páscoa

 

Celebrações presididas no Santuário diocesano:

29/03 – Quinta-Feira Santa

19h30 – Missa com o Lava Pés

20h30 – Adoração ao Santíssimo até 00:00h

 

30/03 – Sexta-Feira Santa                    

6h –  Via Sacra

7h –  Via Sacra

8h –  Via Sacra

9h –  Via Sacra

10h –  Via Sacra

11h –  Via Sacra

15h – Celebração com a Leitura da Paixão

19h – Caminhada do Senhor Morto com saída do Santuário em direção a Matriz São Donato.

 

31/03 – Sábado Santo

18h30 – Benção do Fogo Novo – Santa Missa e Vigília Pascal

 

01/04 – Domingo de Páscoa

11h – Santa Missa de Páscoa

20h30 – Santa Missa e abertura das comemorações de um ano de Santuário

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.