Notícias de Criciúma e Região

Trato por Criciúma: mais oito bairros da cidade recebem o programa

Equipes orientam moradores em relação à ligação ao sistema de esgoto

Para auxiliar proprietários de imóveis atendidos pelo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), o programa da CASAN Trato por Criciúma está fortalecendo o trabalho em oito bairros do município. Atualmente são beneficiados com assessoria técnica gratuita o Centro, Pio Corrêa, Santa Catarina, Santa Bárbara, Comerciário, Vila Rica, Brasília e Próspera.

A equipe realiza vistorias e orientação sobre a correta ligação de residências e empresas com a rede coletora da CASAN. Moradores devem ficar atentos aos comunicados e prazos, informados pelo programa.

“No contato inicial falamos sobre a necessidade da primeira vistoria. Os prazos são informados, assim como os contatos para agendamento. Na visita, além de realizar testes para ver como estão as instalações hidráulicas, frisamos os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a saúde pública e a conservação do ambiente”, destaca o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Entre as perguntas mais frequentes dos moradores, estão as relacionadas à adaptação dos imóveis. “Em várias inspeções encontramos área de serviço conectada à caixa de gordura, o que está errado e muitos proprietários não sabem disso. A área de serviço, pia do banheiro, vaso sanitário, máquina de lavar devem ser conectadas diretamente na caixa de inspeção da CASAN que fica na frente dos imóveis. Na caixa de gordura devem ser conectados apenas pontos que geram gordura, como pia da cozinha, pia da churrasqueira e máquina de lavar louça”, explica Neckel.

Para a realização dessas mudanças, as equipes visitam as casas, explicando como desviar a tubulação da área de serviço e conectar na Caixa de Inspeção. Entre as principais irregularidades encontradas pelos técnicos estão caixas de gordura menores do que seria o necessário, ausência desse equipamento obrigatório e imóvel não conectado à rede de esgoto.

O Trato por Criciúma tem sede na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3413-6410 (WhatsApp).

Trato por Criciúma

  • Inspeções realizadas desde início do programa (ano): 4287
  • Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 1098
  • Imóveis regularizados após orientação do programa: 1580
  • Imóveis ainda irregulares: 1609
Você também pode gostar