Notícias de Criciúma e Região

Transição energética e o carvão será tema de debate nesta segunda; entenda

Os impactos e benefícios da Transição Energética com relação ao carvão será tema de debate nesta segunda-feira, dia 6, em Capivari de Baixo

Os impactos e benefícios da Transição Energética e o carvão será tema de debate nesta segunda-feira, dia 6, por diversas autoridades do setor em Capivari de Baixo. O debate ocorre a partir das 15h no Parque Ambiental Encantos do Sul e faz parte da programação da XVI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade Diamante. A empresa é a administratora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda na cidade do Sul catarinense.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Estarão presentes o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan, o ex-secretário de Desenvolvimento e idealizador da Lei de Transição Energética, Luciano Buligon, o CEO da Diamante Geração de Energia, engenheiro Pedro Litsek, e o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa. Eles irão compartilhar percepções e conhecimentos com autoridades, ambientalistas e formadores de opinião.

O debate “Transição Energética Justa – Marco Legal” será mediado pelo jornalista Ruy Barata Neto, especialista em infraestrutura e na cadeia energética. A proposta do evento é discutir com a sociedade a Transição Energética a partir de novos modelos de negócio que continuem envolvendo o carvão.

“Valendo-se de estudos e tecnologias avançadas, o setor se prepara para reduzir a emissão de CO2 e liderar a transição. Queremos que essa mudança envolva todos os segmentos envolvidos direta e indiretamente”, observa o engenheiro Zancan, presidente da ABCM, um dos debatedores.

Antes de se iniciar o debate, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda receberá o seu mais completo Relatório Socioambiental. O documento será apresentado pela primeira vez durante a palestra do engenheiro Pedro Litsek, da Diamante, gestora do CTJL. Com 60 páginas, colorido, repleto de infográficos, tabelas, imagens e informações, o Relatório representa uma completa e transparente prestação de contas à sociedade catarinense, como por exemplo o conjunto de licenciamentos, certificados ambientais e outorgas legais fundamentais para a segurança operacional das unidades geradoras.

O Relatório Socioambiental apresenta a qualidade do carvão utilizado como matéria-prima, o monitoramento permanente e minucioso das condições atmosféricas e da qualidade do ar da região, bem como os cuidados com lençol freático, rios, afluentes e o controle rigoroso de ruídos. O documento também mostra todo o trabalho de recuperação de áreas degradadas, os programas ambientais (como o Horto Florestal) e os cuidados com a fauna, além do apoio social a instituições da Região Sul de Santa Catarina.

Veja a programação:

Domingo –05/06 – Feira Ambiental no Parque Encantos do Sul (sujeito a mudança conforme as condições climáticas). Atrações: feira de artesanato, doação de mudas, educação ambiental, coleta de resíduos para reciclagem, cadastro para castração de animais para moradores de Capivari de Baixo.

Segunda-feira-06/06 – Palestra “Transição Energética Justa – Marco Legal” com Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e lançamento Relatório Socioambiental. Local: Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul

Terça-feira-07/06– Palestra “Lixo no mar: problemas e soluções” com Diego Saldanha, ativista ambiental criador da ecobarreira caseira. As 09h e às 14h para escolas da região. Aberto ao público. Local: Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul

Quarta-feira-08/06- Palestra “As funções estruturais e ambientais da redragagem” com Alexandre Martins, Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade. Evento fechado para colaboradores.

Quinta-feira-09/06- Palestra “Ciclo do Resíduo Orgânico no Complexo Jorge Lacerda” com Andresa Severino, técnica em Meio Ambiente e Gestora Ambiental. Evento fechado para colaboradores.

Sexta-feira-10/06 – Doação de mudas do Horto Florestal da Diamante. Local: portarias do CTJL e no Horto Florestal (aberto a comunidade).

Você também pode gostar