Transatlântico aporta em Floripa

Com mais de quatro mil pessoas a bordo, o transatlântico MSC Preziosa chegou a Florianópolis na manhã de sábado, 24. O navio de cruzeiro foi recebido pelo governador Eduardo Pinho Moreira no trapiche da Praia de Canasvieiras, com a tradicional cerimônia de troca de placas, que acontece sempre que um transatlântico atraca em um destino pela primeira vez.

O governador disse que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, pretende melhorar a estrutura para a recepção dos turistas. “É claro que a partir do momento em que Florianópolis se torna uma rota definitiva faremos os investimentos para a construção de infraestrutura necessária. Mas, nesse momento, daremos todo o apoio para que o processo se concretize. Queremos consolidar o turismo como uma conquista cada vez maior para Santa Catarina”, afirmou, salientando que já foi feita a batimetria para identificar a profundidade do local onde os navios atracarão, atestando a viabilidade técnica.

Na Capital, foram apontados dois pontos: um na praia de Canasvieiras e outro na de Jurerê. O documento elaborado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a liberação dos locais que estão aptos a receber os navios. O Governo do Estado investiu R$ 16 mil na realização do estudo.

O diretor-geral da empresa MSC Cruzeiros (dona do navio MSC Preziosa), Adrian Ursilli, acredita que cerca de 80% dos passageiros já desembarcaram na Ilha com previsão de passeios, visitas a praias e tour pelo Centro de Florianópolis. “Pela manhã, mais de 1,5 mil turistas já tinham desembarcado para visitar a cidade. Temos muitos eventos dentro do Preziosa, como casamentos, premiações e congressos, mas a maioria quer conhecer a cidade e até mesmo ir à praia”, explicou.

Escala definitiva

Para a diretora de operações Marcia Leite, há dez anos estuda-se a possibilidade de Florianópolis receber os cruzeiros da empresa e, agora, espera poder contar definitivamente com a escala. “É uma honra recebê-los. Esperamos estarmos juntos no futuro”, disse.

O passageiro Danilo Alves Vicente, de Santos (SP), disse que é a primeira vez que faz um cruzeiro e que está sendo um prazer voltar a Florianópolis. “Agora vamos fazer um city tour e conhecer um pouco mais de Floripa”, explicou.

O prefeito contou que é preciso aguardar avaliação da escala teste feita pela MSC Cruzeiros. “Estamos à disposição para fornecer toda documentação ou diligências apresentadas, para que essa tramitação definitiva também possa ser rápida e a cidade possa se planejar para ter uma autorização permanente de cruzeiros aqui em Florianópolis”, destacou o prefeito Gean Loureiro.

O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan; o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Dias Mendes, além do Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos, Emerson Gaio Roberto, também participaram da cerimônia.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.