Notícias de Criciúma e Região

Tragédia no RS: 89 famílias já são atendidas nos municípios do Extremo Sul

Dados foram levantados em reunião extraordinária de lideranças na Amesc

Em assembleia extraordinária na tarde desta quarta-feira, dia 15, o colegiado de prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) debateu ações para receber gaúchos que chegam nas cidades da região. Conforme os dados levantados, 189 famílias já estão sendo acolhidas nas cidades do Extremo Sul, totalizando 689 gaúchos sendo recebidos pelas prefeituras dos municípios.

Com a presença dos deputados Tiago Zilli e Volnei Webber, além da assessoria dos demais deputados do sul catarinense, os prefeitos discutiram a importância de haver uma estratégia sobre a vinda das pessoas com objetivo de morar na região. Muitas famílias já buscaram abrigo nas cidades do Extremo Sul e outras devem chegar, já que a região é “porta de entrada” do estado vizinho.

Com o objetivo de monitorar a situação, o cadastro das pessoas recebidas será atualizado diariamente pelos municípios. Também será solicitada uma reunião com deputados e Governo do Estado, para organizar o Extremo Sul como um polo de apoio, devido à proximidade com o Rio Grande do Sul.

Na reunião também deve-se solicitar apoio nos serviços, principalmente a saúde, já que atendimentos urgentes, como casos de hemodiálise, por exemplo, estão sendo realizados pelos gaúchos na região. Conforme os dados levantados, a média de atendimentos semanais no Hospital Regional de Araranguá aumentou de quatro para seis mil.

Você também pode gostar