Notícias de Criciúma e Região

Trabalho de egresso da Unesc figura entre os melhores de Santa Catarina

Entre mais de 300 trabalhos inscritos no Prêmio de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo SC o do egresso da Unesc João Pedro de Freitas se destacou e recebeu premiação do CAU-SC (Conselho dos Arquitetos e Urbanistas) e do IAB-SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil). O projeto de Trabalho de Conclusão do aluno foi escolhido para participar representando a Universidade e, em âmbito estadual, o material intitulado “Habitação e Inclusão Social em Criciúma” ficou na segunda colocação, sendo motivo de grande orgulho para o curso de Arquitetura e Urbanismo e para toda a Instituição.

Sob orientação do professor João Pedro de Freitas, o projeto aborda as políticas públicas urbanas relacionadas ao direito à cidade e à habitação. Conforme o egresso, que apresentou o trabalho em novembro de 2017 na Unesc, a premiação é reflexo do envolvimento de alunos e professores na execução de todas as suas etapas. “Desde o início teve muita discussão no curso em torno do meu tema e deixei esse espaço realmente aberto para a colaboração de todos os interessados. Contei com o apoio de colegas e professores de forma ativa. Foi verdadeiramente uma construção coletiva”, salientou João Pedro.

A intenção do estudo, de acordo o arquiteto e urbanista, foi requalificar o espaço do centro da cidade, já que foi possível identificar grande quantidade de edifícios subutilizados no perímetro analisado. “A discussão da democratização das cidades foi e continuará sendo meu foco de estudo em um possível mestrado em breve. Acredito muito que precisamos ser sujeitos críticos e, especialmente na arquitetura, penso que a continuidade no estudo aliado ao trabalho é fundamental”, completou.

A entrega da premiação foi realizada na última semana no auditório da reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis. O momento, para João, ficará marcado em sua história. “Foi um grande privilégio ter sido selecionado dentro da Unesc e, principalmente, em âmbito estadual. Essa é uma ferramenta de incentivo e foi muito gratificante ter sido premiado”, disse.

Ao longo dos 15 anos de história do curso de Arquitetura e Urbanismo essa é a quinta vez que um aluno recebe a premiação.

Você também pode gostar