Notícias de Criciúma e Região

Totalmente destruído: pavilhão alugado há 11 anos sediava indústria de solventes

Foram mais de 6h de intenso trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros de Criciúma, Forquilhinha e Araranguá para combater um incêndio de grandes proporções na noite dessa sexta-feira, 4, que atingiu o pavilhão de uma indústria de solventes localizada no Distrito Industrial, na Rua Zulma Morães de Oliveira, no bairro Mineira Velha, em Criciúma.

Desde às 21h da sexta-feira até às 3h30 da madrugada deste sábado, os bombeiros permaneceram no combate ao fogo que destruiu a edificação industrial denominada JSD Química. Ao chegar no local o incêndio encontrava-se na fase de desenvolvimento completo, atingindo aproximadamente 700 m² do pavilhão misto (alvenaria e metal) onde estavam armazenados aproximadamente 18 mil litros de solvente.

Ainda não há informações sobre a estimativa do prejuízo e nem sobre a causa do sinistro, que somente será averiguada ao final da pericia, que está prevista para ser concluída em 30 dias.

Após constatar que o disjuntor geral estava desligado, a guarnição do Corpo de Bombeiros  iniciou o combate com as chamas como o objetivo inicial era a proteção da edificação vizinha e do pavilhão aberto com aproximadamente 60 m² próximo da edificação, localizado no mesmo pátio da empresa onde havia uma grande quantidade de madeira.

Foram utilizados em toda a operação 110 mil litros de água para extinção e rescaldo. Foi utilizado de LGE (líquido gerador de espuma), foram utilizados 36 galões de 20 litros da reserva do Batalhão e 9 galões portáteis com 130 litros cada que a empresa Anjo Química colocou à disposição, em toda a operação foram 1.890 litros de LGE.

A empresa Anjo Química disponibilizou ainda a sua reserva técnica de incêndio (RTI), sendo consumidos 86 mil litros de água. Foi solicitado a Defesa Civil Municipal, por intermédio do seu diretor, Fred Gomes, o apoio de uma retro escavadeira com esteira, a máquina foi utilizada na abertura de acesso para o combate no interior da edificação e posteriormente no rescaldo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A Celesc foi acionada e efetuou o corte de energia da empresa diretamente no poste. O acesso ao local foi realizado pelo portão principal que estava aberto, sendo necessário posteriormente cortar o cadeado do portão da edificação vizinha para acessar a lateral do imóvel. Foram empenhadas na ocorrência sete viaturas, sendo cinco de Criciúma, uma de Forquilhinha e outra de Araranguá.

Participaram da operação 11 bombeiros militares e cinco bombeiros comunitários. O oficial supervisor do 4° BBM, Cap BM Marcolim, estava presente e foi responsável pelo gerenciamento da ocorrência até o final dos trabalhos.

O local pertencente a uma família residente no município estava alugado há 11 anos, quando a indústria se instalou no local, que já tinha 26 anos de sua construção. Segundo informações do ex-representante comercial e aposentado Pedro Canela.

Leia mais: 

[VÍDEO] Incêndio de grandes proporções é registrado neste momento em indústria de Criciúma