Tornado é registrado no Sul Catarinense
Informação foi confirmado pelo metereologista Piter Scheuer
Na tarde desta sexta-feira, dia 13, a chuva apareceu no Sul Catarinense, apresentando até pancadas mais fortes. Além disso, um tornado foi registrada em Sangão por volta das 16h30. A informação foi confirmada pelo meteorologista Piter Scheuer. A Defesa Civil de Santa Catarina ainda investiga se chegou a ser um tornado ou não.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o Centro Regional da Defesa Civil (Cigerd) da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Laguna, Imbituba, Sangão e Jaguaruna foram as cidades mais afetadas. Em Laguna, houve uma queda de árvore em um terreno particular, sem grandes danos.
Em Imbituba, houve destelhamentos. A Coordenadoria Municipal já está atendendo as pessoas afetadas em suas residências, entregando lonas. Além disso, algumas unidades consumidoras da Celesc foram afetadas pela tempestade. As equipes já estão restabelecendo a situação.
Em Sangão, várias residências foram afetadas em sua cobertura, devido à tempestade. Neste momento, várias unidades consumidoras estão sem energia. Já em Jaguaruna, árvores e postes caíram nas vias públicas, residências ficaram destelhadas e empresas foram atingidas em suas coberturas.
Confira a nota da Defesa Civil de Santa Catarina:
Defesa Civil de Santa Catarina investiga tempestade de funil que pode ter se transformado em tornado no Sul do Estado
Uma tempestade entre a tarde e noite desta sexta-feira (13) atingiu a região Sul de Santa Catarina. Houve registro de núcleo de tempestade com forte intensidade de precipitação. Os ventos chegaram a 70 km/h entre os municípios de Jaguaruna e Sangão. Além disso, imagens mostram a presença de uma nuvem funil que dá a impressão de tocar o solo, o que configuraria um tornado.
O Governo do Estado está com técnicos da Defesa Civil e da Epagri analisando dados das estações meteorológicas, além das imagens dos danos. A delegacia de polícia da cidade de Jaguaruna teve danos na estrutura por conta da forte ventania e chuva. Nas cidades de Jaguaruna e Sangão foram registradas quedas de árvores e postes em via pública, alagamentos, além de destelhamentos pontuais.
O Rodar Meteorológico de Lontras registrou precipitação acima de 120 mm/h nas duas cidades do sul de Santa Catarina. As equipes do Estado estão em contato para atualizar os dados com base nas informações de prefeituras e defesas civis municipais.