Tigre perde em Goiás e aumenta distância do acesso
Criciúma perdeu por 3a 1 para o Atlético GO, na noite desta sexta-feira, dia 22, em Goiânia
O Criciúma reduziu os 41% de chances de acesso ao ser derrotado por 3 a 1, pelo Atlético GO, na noite desta sexta-feira, dia 22, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 29ª rodada da Série B. Com o resultado o tricolor aurinegro permanece com 48 pontos e em quinto lugar na competiçã0. O próximo compromisso do Criciúma é no próximo sábado, dia 30, quando visita o Juventude em Caxias do Sul.
O jogo
Precisando vencer para se aproximar do grupo de acesso, os donos da casa iniciaram na pressão, com o Criciúma muito atrás, chegavam com facilidade. Entre as investidas do Dragão, aos 13 minutos, o sufoco veio com Shaylon, que recebeu na entrada da área, tentou o chute colocado, mas a bola passou pelo lado do gol. O Tigre respondeu somente aos 18 minutos com Rômulo que recebeu na direita, avançou e chutou de canhota, mas a bola saiu por cima do gol de Ronaldo. Com maioridade numérica, enquanto o atacante do time goiano, Coutinho era atendido, o Criciúma quase abriu o placar aos 21 minutos. Claudinho avançou pela direita do ataque, cruzou na cabeça de Hygor, que acertou o travessão do Atlético-GO.
Com as oportunidades, o time carvoeiro passou a gostar do jogo. Aos 23 minutos, Fellipe Mateus mandou na área, após o bate e rebate a bola sobrou para Rômulo, que finalizou, mas não acertou a meta. Com a substituição no ataque, os goianos desestabilizaram e os catarinenses mudaram o comportamento em campo, criando mais. Aos 27, Fellipe Mateus, da entrada da área, tenta o chute colocado e leva muito perigo à meta de Ronaldo. O Tigre apertava a marcação e o Dragão seguia desorganizado, mas era empurrado por sua torcida. A força da arquibancada animou os anfitriões que aumentaram o volume de jogo, mas o primeiro tempo encerrou sem gols.
Segundo tempo
As equipes voltaram do vestiário sem alterações e iniciaram a etapa complementar como a primeira, com o Atlético na pressão. Logo aos quatro minutos, Baralhas recebe na entrada da área, limpa o marcador e bate de canhota para marcar um golaço, sem chances de defesa para Gustavo. Entretanto o lance gera polêmica por possível mão de Shaylon no lance. Após a revisão de Edina Alves, o gol de Baralhas é validado. Com o revés no placar, o técnico Cláudio Tencati, faz substituições na equipe. A resposta do tricolor aurinegro veio aos 15 minutos, quando Eder foi derrubado na esquerda da entrada da área. O atacante carvoeiro foi para a cobrança, bate quase rasteiro, a bola desvia, engana o goleiro e entra para o empate do Tigre e marcar o seu sexto gol na competição.
Com placar movimentado, o jogo aqueceu e seguiu equilibrado. Aos 20 minutos, a bola é alçada na área do Dragão, Marcelo Hermes cabeceia, o goleiro sai, o lateral tenta de novo, mas ela fica com Ronaldo. O Dragão devolveu um minuto depois de forma amarga. Kelvin recebe na direita da área, cruza no alto para Luiz Fernando, que da um testaço e deixa o Atlético-GO novamente em vantagem. O Criciúma tentava igualar novamente, mas foi traído no contra-ataque. Aos 26 minutos, bola alçada na área do Dragão, Marcelo Hermes cabeceia, o goleiro sai, o lateral tenta de novo, mas ela fica com Ronaldo, que amplia para os donos da casa.
Desajustado na marcação e sem intensidade, o Criciúma alterou novamente o time, mas as mudanças não surtiram muito efeito. A reação carvoeira surgiu aos 44 minutos em chance de bola parada. Em nova cobrança de falta, Éder, manda um chutaço de longe e acerta o travessão de Ronaldo. Um minuto depois, em escanteio pela esquerda, Fellipe Mateus manda na área, e Ronaldo tira de soco. Mas as investidas não foram suficientes para superar os desafios em campo e o Tigre saiu derrotado por 3 a 1.
Atlético- GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Alix Vinicius, Heron e Lucas Esteves; Matheus Sales (Rhaldney), Baralhas, Shaylon, Dodô (Kélvin) e Gustavo Coutinho (Matheus Peixoto); Luiz Fernando (Airton Moisés).
Cartões: Luiz Fernando (amarelo), Matheus Sales (amarelo), Bruno Tubarão (amarelo)
Técnico: Jair Ventura
Criciúma: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Walisson Maia (Matheus Mancini) e Marcelo Hermes; Arilson, Romulo (Marquinhos Gabriel), Barreto e Felipe Matheus; Eder e Hygor (Welinton Torrão)
Cartões: Eder (amarelo), Barreto (amarelo), Cristovam (amarelo)
Técnico: Cláudio Tencati
ATLÉTICO-GO 3x 1 CRICIÚMA
Data e horário: 22 de setembro de 2023, às 21h30
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)