Notícias de Criciúma e Região

Teto desaba e estrutura da Câmara é avaliada em Morro da Fumaça

A Defesa Civil avalia a estrutura da sede da Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira, dia 14, após o teto de uma sala desabar

A Defesa Civil de Morro da Fumaça está avaliando na manhã desta sexta-feira, dia 14, a sede Câmara de Vereadores da cidade. Uma parte do telhado desabou na quinta-feira, dia 13. O órgão avalia se novos desabamentos podem ocorrer na estrutura localizada em um prédio ao lado da Prefeitura.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Defesa civil está aqui averiguando as condições, até porque houve um desabamento. Vão verificar se a estrutura não foi danificada, se não há perigo de desabar mais, o restante do teto. Eles tem que dar um parecer no sentido de interdição total ou parcial, vamos aguardar”, destaca o presidente da Câmara de Morro da Fumaça, Robson Francisconi, o Robinho.

O desabamento ocorreu na sala de reuniões das comissões, onde fica localizada, também,  a assessoria de imprensa. Um profissional trabalha bem embaixo de onde ocorreu a queda do telhado. Segundo ele, partes do concreto que sustentam o telhado da estrutura caiu com pedras de até 15cm de diâmetro. O forro, também, acabou desabando.

“O que me causou surpresa foi o tamanho dos concretos que caíram, que poderiam ter atingido alguém, pois não sabemos o horário em que o teto desabou. Na sala também tínhamos equipamentos, porém, por sorte, não foram danificados”, comenta. “Vamos notificar os Bombeiros ao longo do dia, também, para averiguar todas as questões de segurança do prédio”, completa o presidente.

Em busca de uma nova sede

A sede da Câmara de Vereadores é alvo de reclamação dos parlamentares há anos. O espaço foi cedido para uso dos vereadores em 1972. A estrutura do Legislativo é antiga, porém, o Chefe do Poder Executivo já sinalizou para a imprensa no fim de 2021 que há um projeto pronto para a construção de uma nova sede para abrigar toda a estrutura e servidores da Câmara de Vereadores.

“Faz alguns anos que os ex-presidentes das mesas anteriores vem devolvendo recursos ao Executivo com objetivo de que o valor seja utilizado na construção da nova sede da Câmara. Existe um esboço de projeto para isso no Executivo que sinalizou em janeiro que irá construir. Então ficamos na esperança de que ocorra o mais breve possível”, comenta Robinho.

Vereadores sem gabinetes

O presidente da Câmara destaca que o local atual é inapropriado e não comporta mais os trabalhos dos vereadores.  Sendo que a Câmara já possui duas salas alugadas para o arquivo morto e contabilidade do Legislativo.  Atualmente, apenas o presidente possui um gabinete.

“É bem precário, não é nem questão de luxo, é condiçoes de trabalho que as pessoas, os servidores tenham condições de trabalho. Queremos que tenham condições de trabalho, que os vereadores tenham um gabinete para receber os munícipes, deputados e façam reuniões. Hoje não temos uma sala de reuniões adequada, aquela sala era pequena e dividíamos com a assessoria de imprensa”, finaliza o presidente.

Você também pode gostar