Notícias de Criciúma e Região

Termo de cooperação assinado entre Polícia Militar de Santa Catarina e Secretaria de Educação prevê programa para escolas de Balneário Rincão e Laguna

Na tarde desta quarta-feira, 20, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Secretaria de Estado da Educação assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, em evento na Capital. O objetivo da parceria é estabelecer um regime de mútua colaboração entre os órgãos para estimular atividades de ensino e promoção da cidadania por meio do aperfeiçoamento e desenvolvimento das ações realizadas pela Rede de Segurança Escolar, programa da PM nas unidades estaduais de ensino.

A assinatura do ato foi realizada durante a formatura do Estudante Cidadão, realizada na EEB Edith Gama Ramos, na região continental de Florianópolis. O programa, principal projeto envolvido no acordo, é uma iniciativa da PMSC e tem como objetivo desenvolver nos estudantes noções de civismo e cidadania, estimulando o respeito ao professor, aprimorando o aspecto comportamental e o consequente zelo pelo patrimônio público.

Em 2020, a parceria vai atender 12 escolas estaduais em atividades extracurriculares com alunos do ensino fundamental em Florianópolis, Balneário Rincão, Herval d’Oeste, Indaial, Laguna, Palhoça, Porto União, São Bento do Sul e São José.

Durante a solenidade, o secretário de Educação, Natalino Uggioni, falou sobre a importância da parceria para o desenvolvimento do setor, gerando mais segurança e bem-estar aos estudantes em ambiente escolar: “Este é o tipo de investimento que gostamos de fazer, o investimento na prevenção. Alunos que convivem nesse ambiente, tendo noções básicas de civismo e cidadania, com certeza se tornarão jovens e adultos mais comprometidos com a sociedade”.

Na oportunidade, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, também comentou sobre o pacto firmado, destacando os benefícios que a iniciativa irá gerar para ambos os órgãos contemplados: “Quem ganha com essa parceria são as nossas crianças e adolescentes. Digo isso, pois elas são nosso futuro, e consequentemente, precisamos protegê-las no presente”.