Tecnologia e inovação são ferramentas fundamentais quando o assunto é a garantia da integridade de bens patrimoniais e da vida de pessoas. Prova disto são os aplicativos que chegam ao mercado e integram segurança, gestão de condomínio e controle de tudo em um só local. Voltada para condomínios verticais e horizontais, instituições, empresas e indústrias de qualquer segmento, a tecnologia começa a estar disponível para smartphones e tablets com sistema Android ou iOS, além de computadores.
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Em Criciúma, a inovação já é possível por meio de uma plataforma inédita de condomínios inteligentes. A Virtuale Portaria Remota e Monitoramento começou a instalar entre os clientes da região Sul a plataforma chamada ‘Condomínio Inteligente’. “Depois de uma série de estudos, pesquisas de mercado e olhando para o mercado internacional, firmamos parcerias e viabilizamos o sistema de forma pioneira. A tecnologia já está em implantação”, explica o gestor da Virtuale Portaria Remota e Monitoramento, Davi Teixeira.
A Virtuale já disponibilizava a opção de portaria remota, mas no formato 100% físico, no qual é necessário montar e manter instalada uma estrutura no cliente, além de fazer uma junção de equipamentos de segurança para realizar a assistência de forma remota.
“Agora, conseguimos unir todas essas funções da portaria remota no aplicativo ‘Condomínio Inteligente’ e ainda oferecer mais opções. São soluções tecnológicas que vieram para simplificar a rotina das pessoas e proporcionar uma autonomia de forma inovadora para o cliente, sem perder no quesito segurança”. salienta Teixeira. Ele lembra que a portaria remota com as funcionalidades físicas segue em alta, mas nem sempre é viável para todos os clientes, então, a plataforma chega como uma opção na hora de zelar pela segurança de seu patrimônio e de sua família.
Funções diversificadas
Entre as funções do aplicativo, estão: reserva do salão de festas; acesso às imagens das câmeras em tempo real ou pós-gravação (elas ficam armazenadas em nuvem por 30 dias); atualização de dados dos moradores ou colaboradores de cada unidade a qualquer momento (pets e veículos também são cadastrados); síndicos podem compartilhar arquivos com os moradores (comunicados e atas de reuniões, por exemplo); liberação de acesso para familiares, amigos, clientes e fornecedores por meio de QR code; recebimento de encomendas com a abertura de portas remotamente (também serve para portões de garagem); sinal de pânico, através do qual é enviada a localização de quem está em perigo para contatos previamente cadastrados; e muito mais.
Opções para quem não abre mão da portaria física
Estas funcionalidades do aplicativo podem ser acessadas diretamente pela pessoa e mesmo quando ela não estiver no condomínio ou empresa, basta ter um celular ou computador por perto. Outra opção é para os condomínios com portaria física. Chamada de Condomínio Autônomo, esta solução possibilita a gestão condominial e comunicação integradas em um mesmo local, com informações de segurança disponíveis a qualquer momento por meio de um portal e no aplicativo, emissão de relatórios com todos os registros de entrada e saída do condomínio, notificação de portas abertas, entre outros.
“Com o app Condomínio Inteligente, todas as informações de um condomínio, por exemplo, podem ser gerenciadas pelo computador, celular ou de forma remota pela empresa de segurança. Neste caso, além das funções autônomas disponíveis no aplicativo, o cliente também conta com a assistência técnica, monitoramento e suporte 24 horas da Virtuale, o que inclui, entre outras coisas, a instalação e manutenção dos equipamentos, como câmeras, portões, fechaduras magnéticas, cerca elétrica, além da segurança preventiva, com a ronda tática, e também o treinamento aos moradores para uso dos dispositivos”, pontua.
Teixeira destaca, ainda, que o maior objetivo com este serviço é controlar a entrada e saída de pedestres através de eclusas, o acesso de veículos e pessoas pelas garagens por meio de videomonitoramento e o perímetro do condomínio com auxílio de cerca elétrica e sensores de barreira. Em contraponto, trata-se de uma formatação para um condomínio inteligente, portanto, as opções podem ser habilitadas conforme as necessidades e preferências de cada cliente – o que também torna o investimento variável.
“O serviço de portaria remota custa entre 50 e 70% menos do que um posto de vigilância humana e proporciona uma segurança bastante ampla, inclusive sem vínculo empregatício e sem o risco à vida em casos de invasões e crimes. Isso porque o avanço da tecnologia possibilita o acesso a soluções em segurança com custos bem mais acessíveis. A nova plataforma tem condições de atender as demandas de qualquer padrão de condomínio e está habilitada para todas as classes sociais”, finaliza o gestor.