Tecnologia e interatividade marcam a 2ª Mostra STEAM da Escola SESI Criciúma
Evento reuniu a alunos, pais, familiares, professores e a comunidade neste sábado (14)
A segunda edição da Mostra STEAM, realizada pela Escola SESI neste sábado, dia 14, reuniu a alunos, pais, familiares, professores e a comunidade em uma experiência interdisciplinar e interativa.
A metodologia STEAM vem da abreviação em inglês das palavras Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Juntas, essas áreas de conhecimento inspiram os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas e sociais para diferentes situações, tanto dentro da escola quanto fora dela.
“Este é um dia de celebração, de muita alegria nas escolas SESI, onde nós temos a satisfação de mostrar para toda a comunidade local e para as famílias, os projetos inovadores feitos pelos estudantes em toda a jornada da educação básica, infantil, fundamental, ensino médio e EJA, onde nós evidenciemos a metodologia com foco no desenvolvimento da capacidade de compreensão, de resolução de problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade como um todo” comenta a gerente executiva regional Sul e Litoral Sul do SESI, Graziela Silva Branco. “Nosso objetivo é construir uma educação que tem significado, que faz sentido para o entendimento do aluno, independentemente da sua fase escolar. E acredito que um dos destaques da mostra desse ano foi o cuidado com a estética dos ambientes e a potencialização da linguagem artística” complementa a gerente.
Logo na entrada da escola, as simulações de lançamento de foguetes, que eram realizadas com medidas de segurança e a intervalos regulares, já atraíam todos os olhares. A mostra também contou com apresentações artísticas de dança, coral e salas temáticas em todos os andares da Escola SESI.
Desde exposições educativas que apresentaram a história da linguagem através do tempo, até uma imersão no mundo do futebol com óculos de realidade aumentada e partidas de futebol de botão, os pais e visitantes puderam acompanhar e interagir com todas as atividades. Tudo isso, sempre explicado e ilustrado pelos próprios alunos, que recepcionavam todos na entrada de cada sala e apresentavam os temas das exposições.
“Foi uma experiência muito legal poder ver o empenho com que eles fazem cada coisa, cada processo dos projetos. Minha afilhada está no terceiro ano e fico muito feliz de saber que eles têm aqui tanto incentivo pra se desenvolver” comenta Aline Gonçalves, que trouxe a família para também conhecer a escola e se divertir na mostra.
A Mostra STEAM da Escola SESI trouxe muitas novidades nesta segunda edição e já deixou os visitantes na expectativa para as atrações do próximo ano.