Superação e disciplina: atleta de jiu-jitsu conquista excelentes resultados no IBJJF Itajaí Open
O Policial Militar e faixa marrom de jiu-jitsu, Eduardo Leal König, estreou no último final de semana na categoria Master 2
O Policial Militar e faixa marrom de jiu-jitsu, Eduardo Leal König, estreou no último final de semana na categoria Master 2 do Itajaí International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2024. Com um excelente desempenho, o atleta de Laguna, conquistou medalha de prata na categoria com kimono, prata na categoria sem kimono e prata no absoluto sem kimono.
Reconhecido como um dos maiores torneios de jiu-jitsu, o evento apresentou um elevado nível técnico, desafiando o atleta a alinhar estratégia, preparo físico e mental em sua primeira participação em um torneio federado. “Foi uma competição desafiadora e cheia de aprendizados. Entendi como o treino precisa ser ajustado às demandas da competição, como estratégias de pontos e controle do tempo. Essa experiência foi válida para me preparar ainda melhor para os próximos desafios”, destacou.
De uma crise à superação no tatame
Desde 2016,König se dedica ao jiu-jitsu e, desde 2019, treina no Centro de Treinamento AE Brothers sob a orientação do mestre faixa preta, Andrey Martins de Andrade. Essa parceria, aliada ao ambiente acolhedor da equipe, foi fundamental para ajudá-lo a superar um episódio crítico em sua vida pessoal.
Em fevereiro deste ano, o atleta enfrentou uma grave crise de ansiedade que o levou ao hospital com uma pressão arterial de 23×11, colocando sua saúde em risco. “Foi um momento que quase resultou em um infarto, e precisei refletir muito sobre minha vida e minhas escolhas”, conta. Com o incentivo de seu mestre Andrey e o suporte emocional da equipe, ele encontrou no jiu-jitsu um caminho para cuidar não apenas do corpo, mas também da mente. “Voltar a treinar foi essencial para mim. O jiu-jitsu me ajudou a reencontrar o equilíbrio e a enfrentar os desafios do dia a dia. Foi nesse período que começou a surgir a vontade de competir”, disse ele.
Há pouco mais de 40 dias, o atleta decidiu se dedicar completamente à preparação para o Itajaí Open. Apesar do curto período, os treinos intensivos o ajudaram a encarar o desafio e marcar sua estreia na categoria Master 2 com resultados expressivos. “Esse marco em minha trajetória como atleta simboliza não apenas minha força e resiliência, mas também um renascimento por meio do esporte”, acredita.
Agora, König olha para o futuro com entusiasmo, determinado a continuar competindo e aprendendo. Para ele, o jiu-jitsu vai muito além das disputas no tatame. “É uma ferramenta de transformação, promovendo superação, resiliência e equilíbrio”, finaliza.
Mais destaques
Outros atletas lagunenses também se destacaram na competição, como Andrey Martins de Andrade, que trouxe o primeiro lugar em sua categoria sem quimono, ficou em segundo lugar no absoluto da mesma modalidade e garantiu o bronze na disputa com quimono. O atleta, Enzo Andrade subiu ao pódio três vezes, com ouro em sua categoria sem quimono, prata na disputa com quimono e bronze no absoluto sem quimono.
Vinicius Izidoro assegurou duas pratas, uma em sua categoria com quimono e outra sem quimono, além de um bronze no absoluto. Lorenzo Marinho sagrou-se campeão em sua categoria, enquanto Alana Góes e Eduardo Konig faturaram medalhas de prata, com Eduardo também brilhando no absoluto, garantindo duas pratas adicionais.
“Foi um ano repleto de desafios e vitórias para nossa equipe. Estamos prontos para trabalhar ainda mais e fazer de 2025 um ano inesquecível para o esporte em Laguna”, celebrou o líder da equipe AE Brothers.