Super Bowl promete dar um “tackle” em seu domingo

Aos amantes de futebol americano, chegou o tão esperado Super Bowl 2018. Há quem diga que acima de um jogo, a decisão é um verdadeiro espetáculo. A final da NFL (National Football League) é considerada um dos maiores eventos esportivos do mundo e também um dos mais assistidos.

O confronto entre New England Patriots e Philadelphia Eagles que decide o campeão da NFL para a temporada de 2017 será neste domingo, 4, às 21h30 (horário de Brasília). A decisão ocorre no estádio U.S. Bank, em Minneapolis, no estado de Minnesota. O tradicional show do intervalo será do cantor americano Justin Timberlake e o hino nacional americano interpretado pela cantora Pink.

Essa não será a primeira vez que Patriots e Eagles se encontrarão na partida mais importante da temporada. Em 2005, o New England venceu por 24 a 21, conquistando a sua terceira taça em quatro temporadas. É apenas quinta vez na história da NFL que acontece uma revanche de Super Bowl, o que torna a decisão ainda mais atrativa.

O empresário Ângelo Coffy foi treinador do Miners (equipe de futebol americano de Criciúma) por quatro anos, e é fã do esporte desde 1998. “O apaixonante no jogo é a estratégia aliado a força. Sou torcedor dos Steelers pela história que eles tem. É um time popular, um dos primeiros a aceitarem negros na sua franquia e que é conhecido por ser formador de defesas extremamente fortes”, declarou Coffy.

Ângelo Coffy, treinador do Miners Criciúma (Foto: Aquivo)

Apesar de seu time na NFL ter seis títulos, ele acredita que esse ano o Patriots será campeão, igualando o número de conquistas. “A superioridade do Patriots diante dos Eagles é gigante. Com a qualidade do Brady e a genialidade de Bill Belichick, creio que eles irão vencer com facilidade”.

 

O astro Tom Brady

Com a oitava final da Liga no currículo, a estrela é mais uma vez Tom Brady, o marido da ex-modelo brasileira Gisele Bündchen. Ele é o único quarterback da história da NFL com cinco títulos. E caso seja campeão, será o primeiro jogador da posição a liderar a NFL em jardas e conquistar o Super Bowl na mesma temporada.

Brady possuí mais títulos que as lendas do futebol americano Peyton Manning, Brett Favre e Drew Brees, que juntos foram campeões quatro vezes, um a menos que o camisa 12 do Patriots. De quebra, em seu quinto título, ainda recebeu o prêmio de MVP (melhor jogador) em Super Bowl pela quarta vez, mostrando que mesmo aos 40 anos continua quebrando os recordes da Liga.

Tom Brady levanta a taça do Super Bowl 2017 (Foto: Darron Cummings)

 

Simples de aprender

Para aqueles que desejam acompanhar o Super Bowl neste domingo, mas não conhecem o esporte e suas regras, Coffy dá algumas dicas simples. “Não tem mistério, é um jogo de estratégia. Cada time tem quatro chances para avançar dez jardas do território adversário até chegar à linha da Red Zone (linha do gol do Futebol Americano). Quem for assistir vai se apaixonar por tudo que o futebol americano agrega”, garante o ex-treinador do Miners.

Ficha Técnica: O futebol americano é um jogo territorial, cujo objetivo é percorrer o campo e entrar com a posse de bola dentro da área do adversário através de um touchdown ou field goal. Enquanto um time ataca, o outro está do lado oposto com a defesa postada. O jogo tem quatro períodos de 15 minutos cada, com duração média 3 horas e meia por partida. Cada equipe possuí 11 jogadores no ataque e na defesa, e não há limites de substituição.

Confronto entre Patriots e Eagles (Foto: Jim RogashGetty Images)

 

Dicionário do futebol americano:

Touchdown: A principal forma de pontuar no jogo. Acontece quando um jogador tem a posse de bola na end zone do rival.

Field goal: Chute que vale três pontos.

End zone: as duas áreas ao final do campo.

First down: Quando um time avança 10 jardas e recebe outras quatro tentativas. Também é chamada de primeira descida.

Jarda: unidade métrica que equivale a 91 centímetros.

Sack: Quando a defesa derruba o quarterback atrás da linha em que começou a jogada.

Tackle: Colisão utilizada para parar o adversário.

Fumble: Contato recebido pelo jogador que o faz soltar a bola.

Punt: Chute para devolver a posse de bola ao adversário.

Kicker: Jogador que entra em campo somente para chutar a bola.

No ano de 2006, Adhemar, famoso por seus gols de falta pela equipe do São Caetano no Campeonato Brasileiro, recebeu convite da equipe Tampa Bay Buccaneers para disputar a NFL como kicker. Ele seria o primeiro brasileiro a entrar na Liga Americana, mas acabou não aceitando a convocação por ter encerrado a carreira como jogador de futebol.

#Criciúma, Eagles, esportes, EUA, Final, Futebol Americano, home_destaque, Liga Americana, Miners, NFL, Patriots, Super Bowl, Super Bowl 2018