Notícias de Criciúma e Região

Sunset marca a chegada das baleias-francas ao litoral catarinense

Evento em comemoração ao Dia da Baleia-Franca, ocorre neste sábado, 27, na Praia de Itapirubá 

O Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na praia Itapirubá Norte, em Imbituba, será a sede da comemoração da chegada dos mamíferos ao litoral brasileiro, em uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas. O evento acontece neste sábado, 27, às 15 horas com oficina de construção de instrumentos musicais e roda de capoeira, a cargo do coletivo Vem Pra Roda. Depois o grupo de boi de mamão Estrela do Sul será responsável por uma das expressões folclóricas mais presentes na região. 

O dia ainda  será marcado por atrações musicais, tatuagem, fotografia, sarau de escritores imbitubenses, praça de alimentação com hamburgers, produtos naturais, pizzas e espetinhos, entre outras delícias. “Também apresentaremos uma feira de artesanato que marca a produção local”, informa a diretora do projeto ProFRANCA, Karina Groch, que é patrocinado pela Petrobras, detalhando a origem do Sunset. “O Dia da Baleia-Franca foi instituído oficialmente a partir de nossa proposta e homologado pelo Ministério do Meio Ambiente”, informa.

Solidariedade – Com o objetivo de levantar recursos aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que serão destinados às ONGs SOS Operação Nazário e Anama – Ação Nascente Maquiné, iniciativas que atuam nos locais das enchentes há anos e que direcionam esforços em ações diretas para ajudar as vítimas.

Saiba mais

Oficialmente, a data é dia 31 de julho, fruto da história de uma baleia-franca que encalhou na região em 2003 e que foi detectada novamente nesta data, em 2017, quando a baleia catalogada com o número B219-02 foi avistada de volta a Santa Catarina pela primeira vez depois do resgate. “Como o resgate ocorreu no pôr-do-sol e o retorno foi registrado na Praia do Sol, ela recebeu o nome ‘Sunset’, daí o nome do evento – ‘Sunset da Baleia’”, explica Karina. 

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Você também pode gostar