Notícias de Criciúma e Região

Sul terá penitenciária focada no trabalho para os presos

Ainda no primeiro semestre deste ano, deverá iniciar as obras da Penitenciária Industrial com 650 vagas em Araranguá

O Sul catarinense terá uma Penitenciária Industrial. A unidade será instalada no lugar do atual presídio em Araranguá e terá cerca de 650 vagas. A Penitenciária contará com espaços destinados para salas de aula e instalação de empresas que geram vaga de trabalho para os presos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Preso que trabalha resgata sua escolaridade, recebe salário da empresa que o contrata e contribuiu com o sustento de sua família. O trabalho e o ensino são os caminhos mais viáveis para a reabilitação social e econômica de uma pessoa privada de liberdade”, disse o secretário da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) do Governo do Estado, Leandro Lima.

O investimento na construção será de R$ 50 milhões. A decisão em construir a unidade deve-se à demanda da região Sul catarinense.

“Hoje temos necessidade grande de vagas para presos condenados na região Sul e no Extremo Sul. A Secretaria toma as decisões de acordo com as necessidades de cada região”, assinalou Lima.

Seleção de empresas

Para selecionar as empresas que vão gerar vaga de trabalho para os presos, a SAP lançará um Edital de Chamamento Público, instrumento jurídico que dá transparência na escolha das empresas.

“Temos recebido manifestação de empresários locais para se instalarem na unidade em construção e isso é muito importante porque assim estaremos formando uma mão de obra para o mercado de trabalho regional”, enfatizou o secretário, destacando, ainda, que a unidade irá gerar aumento da arrecadação do município através do imposto gerado pelo produto fabricado no local.

A Penitenciária Industrial de Araranguá será erguida no terreno anexo ao Presídio, que deverá ser demolido. A obra já tem o Alvará da prefeitura e, no início da próxima semana, os detalhes complementares do projeto serão entregues à Secretaria de Infraestrutura (SIE) para a validação final. O edital de licitação será lançado ainda no primeiro semestre de 2022 e o prazo para a conclusão é de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Você também pode gostar