Notícias de Criciúma e Região

Sul em Trilhas na trilha dos tropeiros, em Siderópolis – SC

Floresta exuberante, caminhada através de vale profundo, rios, vistas panorâmicas e rica biodiversidade são os atrativos da Trilha dos Tropeiros, na Serra Geral de Santa Catarina.

O trajeto atravessa a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma unidade de proteção integral dentro dos municípios de Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Morro Grande, em Santa Catarina.

Localizada nos contrafortes da Serra Geral, em altitudes que variam de 200 a 1470 metros, esta Reserva Biológica (Rebio) abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. Criada em 1º de julho de 1983, por meio do Decreto nº 19.635, protege uma área de 7.672 hectares.

A Reserva está inserida no Bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados em todo o mundo, com apenas 8% da sua área original em bom estado de conservação no território latino-americano.

A criação da Reserva Biológica do Aguaí justificou-se pelo seu relevo acidentado, a presença de diversos cânions, pela riqueza de ecossistemas e pela grande variedade de espécies de plantas e animais, que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade.

Pois bem, o início da Trilha dos Tropeiros fica no interior de Siderópolis, em Santa Catarina, mais precisamente, uns metros adiante da sede do Instituto Felinos do Aguaí, que foi a nossa base para a aventura. E que aventura! Se os quase 20km para um só dia não te assusta (assim como não me assustou), já vou avisando que a trilha tem uma altimetria de 1.010 metros concentrados nos quilômetros finais, com muitas pedras e água, o que dificulta bastante o trajeto. Mas se vale a pena? Cada dor muscular!

A Trilha dos Tropeiros (também conhecida como Trilha de São Pedro) é um caminho que atravessa a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, seguindo a nascente principal do rio São Bento, maior afluente do rio Mãe Luzia. Não se sabe exatamente desde quando essa rota é utilizada, mas foi construída, oficialmente, em 1895 para ligar a sede da colônia de Nova Veneza ao alto da serra, na região de Bom Jardim, São Joaquim e Lages.

Durante muitas décadas, foi a rota fundamental para a economia, trocas e transporte de bens de consumo, levado no lombo das montarias. Viajantes por vocação, os tropeiros traziam da Serra produtos como pinhão, charque e queijo, e levavam do litoral sal, farinha de milho e mandioca. Sem falar em uma das principais mercadorias que faziam ambos os trajetos: animais de carga.

O percurso total da Trilha dos Tropeiros, saindo do Centro de Educação Ambiental Felinos do Aguaí até o topo da Serra Geral, é de 9,95 quilômetros, em uma altitude que sai de 250 para 1.260 metros de altura. Estima-se que a subida pode levar até cinco horas, mas o trajeto acidentado, com bastante pedra e passando algumas vezes por água, pode levar mais tempo.

O Felinos do Aguaí é um projeto ambiental dedicado à conservação dos felinos silvestres que estão entre as espécies mais ameaçadas do mundo, afetados principalmente pela perda do seu habitat. O projeto é realizado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez Unidades de Conservação estaduais do grupo de proteção integral de Santa Catarina.

Criado em 2006, o Felinos do Aguaí desenvolve atividades de pesquisa, educação ambiental e envolvimento com as comunidades locais visando promover a conservação das espécies. Com atuação nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, Bom Jardim da Serra e outros da região carbonífera, o projeto integra o programa de pesquisa e educação ambiental da Unidade de Conservação, que tem gerado resultados importantes na gestão e preservação dessa área protegida.

🏔️ Trilha do Caminho dos Tropeiros – Siderópolis | SC 🏔 está programada para o diia 12/08 com 🚌 Saída de Tubarão às 04h00. Previsão de Retorno: 16h00

🏷️👣 Sobre a trilha:

✅ Trilha dos tropeiros, localizada em Siderópolis SC, chegamos a uma altitude de 1.460 metros. Recebe esse nome por ter sido trajeto de muitas missões de tropeiros em uma época que não havia estradas e nem veículos. Ela era usada para o transporte de mantimentos e especiarias entre o alto da Serra e o Litoral catarinense.

  • Distância: Cerca de 20 km; • Tempo: Cerca de 8 horas; • Altitude: 900m 🏷️⭕ Dificuldade: Difícil.

Caminhada com uma forte e pesada subida, e com uma grande distância a ser percorrida que na maior parte do tempo em terreno de subida no meio de uma vegetação densa, com sombra na maior parte, e também travessias de alguns riachos.

Também pode-se encontrar mais informações no instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o Sul em Trilhas com a gente!

Você também pode gostar