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Sua roupa deve contar sua história

A escolha na hora de vestir impacta a forma como o candidato é percebido pelo público. A linguagem das roupas é sim essencial em uma campanha eleitoral.

Não é puramente uma escolha estética (ou, ao menos, não deveria ser), mas, acima de tudo, deve ser estratégica e intencional.

Julgamos coisas, fatos e pessoas pelo que aparentam. Contudo, no caso das roupas, foi constatado, por meio de importantes estudos, que nosso cérebro faz associações baseadas no valor simbólico do que vestimos. 

Já ouviu aquele ditado: “o hábito faz o monge”? Pois é, as aparências influenciam nossas percepções. E, já que têm este poder, por que não usá-la em benefício próprio, como comunicadora de propósitos e posicionamentos políticos?

Vestimo-nos para comunicar.

A imagem precisa contar quem o político é antes mesmo que ele possa falar. Aliando-se à sua fala, discurso, posicionamentos, causas abraçadas e bandeiras.

Vestimenta é uma representação da imagem, ela traz em si muitos significados, inclusive o de pertencimento à uma comunidade. 

Deixar nítido o posicionamento, reforçando a identidade através do elemento visual, traz ainda mais impacto ao discurso. Cores, formas, acessórios, tudo comunica.

Vestir-se não é apenas uma escolha banal no dia a dia de um político, ou não deveria ser vista assim. Vestir-se é, estrategicamente, estabelecer uma comunicação visual com seu eleitor, criar uma proximidade, mostrar afinidade, expressar interesses em comum, falar sobre seus pontos fortes.

Os elementos visuais podem ainda mostrar acessibilidade, podem dizer que é “gente como a gente”, podem atestar autoridade, credibilidade, defesa de causas específicas etc. Enfim, podem ser desenvolvidas estratégias de imagem conforme a personalidade e posicionamentos defendidos pelo(a) político(a).

Comunicar-se através da imagem não é encarnar um personagem é vestir-se de si mesmo, é trazer autenticidade e fortalecer pautas através do elemento visual. A roupa é um simbolismo e deve ser usada para valorizar seu conteúdo.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem pública, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

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