“Sou autor de dois pedidos de impeachment contra o Lula”, destaca o deputado federal Daniel Freitas
Deputado Federal, Daniel Freitas, conta histórias de como iniciou na política, a atuação na Câmara de Vereadores, a decisão de sair da Câmara para ser candidato a Deputado Federal, a defesa de Bolsonaro em Brasília e como é estar na oposição ao governo atual
Pela primeira vez na oposição, o Deputado Federal Daniel Freitas (PL) é o convidado desta segunda-feira, dia 21, do podcast Política Sem Gravata. No episódio, Daniel lembrou da decisão de largar a Câmara de Vereadores de Criciúma para se candidatar pela primeira vez como deputado, apoiando o, então, candidato a presidente, Jair Bolsonaro.
“Conheci o Bolsonaro em 2016. Na verdade sempre estive no partido do Bolsonaro. Fui em Brasília o conhecer como vereador do PP, ele como deputado federal do PP. Conversamos lá, voltei de Brasília já com uma grande simpatia pelas ideias dele a atuação na Câmara Federal. Recebi propostas de outros partidos que me davam condições com fundo partidário, aí entra a figura do meu pai, que é meu líder, orientador, respeito muito a visão política dele. Ele falou: ‘olha bem, esse deputado Jair Bolsonaro acompanho ele lá de traz e vai ser o presidente do Brasil. Descarta tudo, vai pelo partido do Bolsonaro e vamos te eleger deputado’. Na época era o PSL, e deu tudo certo”, lembra Daniel.
Natural de Criciúma e formado em Administração de Empresas, Daniel apareceu no cenário político em 2012 quando se candidatou a vereador e foi eleito em Criciúma com 2.125 votos. Em 2014 se licenciou para assumir a presidência da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Foi, também, presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. Em 2015 retornou à Câmara e foi presidente do legislativo em 2016.
Ainda em 2016 foi candidato e se reelegeu para a Câmara de Vereadores com 3.423 votos. Em 2018 renunciou ao cargo, para concorrer à Deputado Federal e se elegeu com 142.569 votos. Já em 2022 se reelegeu à Câmara Federal com 108.001 votos. Sempre atuando na situação, Freitas destaca que é a primeira vez que atua na oposição. Ressalta ainda que é autor de dois pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Eu fui vereador de situação, deputado de situação, de repente, perdemos a guerra maior, o presidente Bolsonaro deixa de ser presidente e para mim as paredes do Palácio do Planalto se tornaram cinza no dia seguinte e dos ministérios, também. Porque fui um deputado muito próximo dos ministros, sou amigo de todos os ex-ministros do Bolsonaro até hoje”, conta o deputado. “Tenho feito oposição com coragem mesmo que traga riscos. Sou autor de dois pedidos de impeachment contra o Lula, sou autor de pedido de prisão do G Dias, ministro do GSI e também do ministro Flávio Dino depois do 8 de janeiro porque eles prevaricaram e as imagens estão mostrando”, completa.
Trabalho atuante
Uma curiosidade revela pelo deputado é a Constelação Catarina, ideia que surgiu quando ele foi presidente da Frente Parlamentar do Programa Espacial Brasileiro. Logo após um ciclone bomba atingir Santa Catarina, o deputado procurou a Agência Espacial em busca de uma forma de prever com maior precisão esses fenômenos.
“Constelação Catarina são nano satélites, uma já está em órbita, dois estão sendo construídos em Florianópolis. Vai ser uma constelação no total de 12+1 satélites e com essa missão de garantir a previsibilidade meteorológica”, comenta o deputado que evita até mesmo falar o número 13.
Além disso, o deputado federal fez projeções para as eleições municipais, lembrou de como iniciou na política e muito mais.
Confira o podcast completo:
Ouça: