SOS RS: Prefeitura de Criciúma envia Caminhão Amigo a Eldorado do Sul
Estrutura auxiliará o município gaúcho a prestar apoio e oferecer serviços de saúde às famílias
Prestar apoio e oferecer serviços de saúde às famílias gaúchas afetadas pelas enchentes. Essas serão algumas das atribuições do Caminhão Amigo, estrutura enviada, na manhã desta quinta-feira, dia 30, pela Prefeitura de Criciúma ao município de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. “Seguimos auxiliando os nossos irmãos gaúchos. Já enviamos máquinas, equipamentos e servidores a Canoas e, agora, encaminhamos, para outra cidade gaúcha, o Caminhão Amigo, que é equipado com consultórios médicos e odontológicos”, explica o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Idealizado pela Administração Municipal em 2017, o Caminhão Amigo beneficiou diversas comunidades criciumenses com serviços e ações desenvolvidas pelos órgãos da prefeitura. “É uma estrutura que contemplou muitos bairros de Criciúma e que, agora, será útil aos eldoradenses. Encaminhamos o caminhão equipado com insumos médicos e odontológicos que vão auxiliar as equipes de saúde de Eldorado do Sul”, conta o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano. Os insumos foram viabilizados através de parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Centro de Acolhimento – Rio Grande do Sul
Para oferecer suporte e assistência às vítimas das enchentes no território gaúcho, o Governo de Criciúma lançou, no dia 14 deste mês, o Centro de Acolhimento – Rio Grande do Sul. O local oferece orientações e encaminhamentos aos gaúchos hospedados, de forma temporária, em Criciúma. Em duas semanas, mais de 150 famílias foram atendidas no espaço instalado na Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti, na região central.
O Centro de Acolhimento – Rio Grande do Sul funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, o cidadão pode receber ajuda para os seguintes serviços: solicitação de documentos e realização de Boletim de Ocorrência (BO) de forma online, encaminhamento para a Central de Empregos de Criciúma, acesso à educação, auxílio-alimentação, roupas, cobertores e aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), direito ao cronograma social por três meses, atendimentos em saúde, entre outros.
Neste mês, a Prefeitura de Criciúma idealizou, ainda, uma campanha de arrecadação de donativos às famílias do Rio Grande do Sul. No total, 80 toneladas de donativos foram arrecadadas no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi e enviadas, em duas carretas, a um Centro de Distribuição (CD) em Porto Alegre.