Notícias de Criciúma e Região

Sonho destruído pela chuva: tubaronense perde casa que levou 20 anos para comprar

Funcionária pública, Rosa Coan, colocou moradia à venda e tenta reconstruir a vida

A funcionária pública, Rosa Coan, 54 anos,  tinha realizado o sonho de morar na casa própria. Na semana passada, a chuva forte transformou o sonho em pesadelo. Moradora da Estrada Geral, na comunidade do Sertão das Jararacas, ela conta que durante a madrugada da última quarta-feira, dia 4,  em menos de uma hora a água invadiu a casa . “O Corpo de Bombeiros me retirou de bote. Não deu tempo de eu levar nada”, responde triste.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Rosa mora na localidade há seis meses e  diz feliz da vida que se sentia realizada por ter finalmente comprado a casa. “Levei 20 anos pra isso, juntando o dinheirinho que não é pouco, e ainda tenho prestações para pagar. Agora está tudo assim”, fala desolada olhando a casa vazia e para o pátio, antes gramado e agora, coberto pela lama. “Já estava pagando o material para construir a área, meu projeto era de que fosse grande para meus netos brincarem. Hoje, nem quero trazer as crianças pra cá, nesta situação. Coloquei minha casa a venda”, fala em tom de tristeza.

Pátio ficou destruído e coberto pela lama

Em meio a tragédia Rosa encontrou a solidariedade. Com a ajuda de  desconhecidos ela conseguiu limpar a casa. “Eu estava com minha filha, cunhada, irmão e genro fazendo a limpeza no último sábado, quando algumas pessoas passaram pela rua e ofereceram ajuda. O serviço que levaria  uma semana, concluímos em três horas. A união nesse momento foi muito grande”, relata emocionada.

Entulhos descartados passarão por triagem

Outra situação que a funcionária levantou foi sobre os móveis destruídos pelas chuvas, que se transformaram em entulhos em frente à sua casa. Mesmo problema relatado por moradores vizinhos, da Rua Pio XII, no bairro Dehon. Todos aguardam a Prefeitura de Tubarão recolher o lixo. “Colocamos tudo o que estragou aqui, tanto de nossa casa, quanto dos vizinhos”, aponta para a frente da casa o frentista, Luiz Fabiano Quirino Lisboa, que mora na rua há seis anos.

Entulhos se acumulam em frente as casas

Em outra casa, o morador Patrick Gonçalves dos Santos, lamenta as perdas, mas fica feliz que todos da família estão bem. “Isso é o mais importante”, destaca. Ele ainda conta que voltou no sábado, para ver o que sobrou e fazer a limpeza. “Fizemos um mutirão e descartamos muita coisa”, disse mostrando o monte de entulhos.

 

Reaproveitar o que dá

Das mais de duas mil toneladas de entulho e de material descartado pelos moradores recolhidos pelas equipes da secretaria de Serviços Públicos até o momento, conforme o secretário de Serviços Públicos Douglas Antunes, uma parte ainda pode ser aproveitada, de alguma forma, pela população. “Nosso objetivo é dar aproveitamento a este material e, assim, reduzir a quantidade que será levada ao aterro sanitário para o descarte definitivo”, explica.

Com isso, teve início nesta quinta-feira, 12, um cadastro para a chamada Primeira Triagem, onde qualquer pessoa poderá se inscrever para, depois, com dia e horário previamente agendado, se dirigir ao local onde o material está armazenado. Só poderão ser retirados materiais que sejam recicláveis, como ferro, madeira, papel, plástico, dentre outros desta natureza, e que deverão ser transportados pelo próprio interessado.

Foram recolhidas mais de duas mil toneladas de entulho – Foto: Marcelo Becker/Decom/PMT

No dia de visitar o local e poder levar o material escolhido, a pessoa interessada dever levar um documento pessoal com foto, e estar com Equipamento de Proteção Individual (EPI), como luvas e botas. O cadastro para a triagem segue até sexta-feira, dia 13, das 13 às 19 horas, na secretaria de Serviços Públicos, localizada no Mercado Público Municipal. Telefone: 3621.9028.

Você também pode gostar