Bons momentos são aqueles em que a fé e a esperança são renovadas. A Associação Unidos Contra o Câncer proporcionou isso aos pacientes e familiares assistidos pela entidade. Foi uma tarde de confraternização união. A festa de Natal da instituição foi realizada nessa quarta-feira, 13 e reuniu mais de 25 famílias que compõem a região carbonífera. A mamãe Noel fez a alegria de todos os convidados, que receberam cesta básica, suplemento alimentar e claro, o tradicional panetone de Natal. Os pacientes participaram ainda do sorteio de dezenas de brindes especiais.
“Já é tradição na Unidos Contra o Câncer, nós preparamos tudo com muito carinho. Sabemos que a luta contra um câncer não é fácil. São procedimentos invasivos, cansativos e dolorosos. Sofre o portador da doença e também familiares e amigos. Nosso papel não apenas hoje, mas durante o todo ano é dar suporte a essas famílias e tentar de alguma maneira amenizar a dor que essa batalha causa. Queremos, acima de tudo, mostrar que é possível vencer a doença”, afirma a presidente da Unidos Contra o Câncer, Gisele Pereira. “Natal é tempo de fé, esperança, renovação, realização… É uma época linda e é uma alegria imensa reunir todas essas pessoas para uma tarde de lazer. Nosso ingrediente principal hoje é o sorriso no rosto de cada um”, completa.
A Unidos Contra Câncer tem como objetivo dar suporte integral a pacientes com câncer e também para seus familiares. “Nosso apoio é incondicional, seja ele jurídico, psicológico ou social. Atualmente, 32 famílias estão cadastradas, ou seja, recebem algum tipo de benefício mensal, mas desde o início das atividades da entidade mais de 200 famílias já foram beneficiadas”, relata a assistente social da Unido Contra o Câncer, Leila Ferrari.
Dona Regina Célia, é assistida pela entidade há mais de quatro anos, está presente em todas as comemorações da Unidos Contra o Câncer. “Isso aqui é uma grande família pra mim. Aqui eu consigo esquecer por alguns instantes que luto contra um câncer já que meu tratamento é contínuo, aqui eu desligo a mente. Consigo dar boas risadas, além dos benefícios que recebo todos os meses, que são fundamentais para mim”, afirma.
A festa de Natal foi recheada de emoções. “É gratificante perceber que esse momento de descontração fez alegria dos nossos pacientes e das suas famílias. Se conseguimos fazer com que eles esquecessem ao menos por uns minutos da doença, podemos dizer que valeu muito a pena”, destaca entusiasmada a presidente, Gisele.
A festa de Natal encerra o ano de atividades da Associação Unidos Contra o Câncer. A entidade faz um breve recesso, em janeiro retoma o cadastramento das famílias para 2018 e as atividades voltam ao normal a partir do dia 22 do mesmo mês.