Notícias de Criciúma e Região

Skatistas participantes do STU National visitam mina em Criciúma

Os skatistas participantes do do STU National realizaram uma visita na Mina de Visitação Octávio Fontana, nessa quinta-feira, dia 13. Os jovens atletas foram recepcionados pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que explicou para os visitantes a importância do carvão para a cidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com Salvaro, a visita foi emblemática para a cidade. “Nós temos uma excelente pista de skate, mas queremos que os atletas saiam daqui conhecendo de verdade a nossa cidade. Além das medalhas que eles podem levar pra casa, levarão também um pouco da nossa história”, afirmou.

Os atletas entraram na mina com o tradicional passeio de mini locomotiva, receberam explicações sobre como a mina foi aberta, processo de sustentação das galerias além da extração do carvão.  Luizinho, atleta natural de São Paulo, já veio outras vezes para a cidade, mas nunca havia entrado em uma mina antes.  “Vinha para as competições que aconteciam em Urussanga. Agora eu posso dizer que conheço Criciúma de verdade, fiquei morrendo de medo, mas depois foi super divertido”, declarou.

Já Danilo, natural de Curitiba estava ansioso pra conhecer o local. “Eu e minha esposa procuramos na internet e vimos que tinha a mina, ficamos interessados em vir, mas passou. Quando recebemos o convite pra vir aqui, achamos incrível, e foi muito legal”, disse.

Virgínia Fortes Águas que  fez história em 2021 ao conquistar diversos títulos importantes na Europa, também esteve no passeio e declarou ter ficado surpresa. “Eu nem imaginava que tinha mina em Criciúma, nunca tinha ouvido falar, entrar lá dentro, embaixo da terra, foi uma experiência bem incrível”. afirmou.

Uma visita que vai ficar na memória dos atletas, e que também marca a história de Criciúma, que está tentando se colocar entre os principais destinos turísticos, fora do litoral catarinense. “Pra nós é um momento diferenciado e muito especial, é poder colocar a cidade na vitrine para o mundo”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Esporte, Neto Uggioni.

Você também pode gostar