Sistema irriga hortas de forma sustentável

Um sistema de automação para irrigação de hortas foi desenvolvido pelos acadêmicos Matheus Schmidt, Vitor Nuernberg, Thayna Rezende, Israel Fontanella e Leonardo Zatta Rovaris, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc, como tema de trabalho interdisciplinar iniciado na primeira fase do curso.

O trabalho dos acadêmicos é criar a automação da horta de forma sustentável, possibilitando o aproveitamento da água da chuva, que será armazenada em cisterna e depois bombeada para a horta. Para realização do projeto, os alunos aplicaram os conhecimentos gerais adquiridos em aula.

Além da orientação dos professores – Janaina Antunes, Hellen Zago e Ramon Bolsoni -, o grupo conta com a colaboração dos alunos da 6ª fase do curso. “O conhecimento dos alunos da sexta fase para a execução do projeto é muito importante para garantir e assegurar a eficiência do projeto. A participação deles se dá a partir de conteúdos específicos, vistos na disciplina de Fenômenos de Transporte”, explicam Janaina, Hellen e Ramon.

O projeto está sendo implantado no Centro de Educação Infantil Turma do Cebolinha, no município de Sangão. Para a diretora do CEI, Eliana de Souza Fontana, é um privilégio para a escola dispor de uma horta sustentável automatizada. A horta enriquecerá o aprendizado de 170 crianças (número atual de crianças matriculadas). “Com a horta, conteúdos que visam a sustentabilidade ficam cada vez mais fortalecidos em nossa escola”, avalia Eliana.

No dia 25 de novembro, um sábado, os acadêmicos e os professores envolvidos visitaram a escola para conhecer o espaço que será construída a horta e realizar algumas medições necessárias para a viabilização dos materiais para a automação. A execução da obra está marcada para o início de fevereiro (antes do retorno das aulas).

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.