Simulado de emergência será realizado pela primeira vez em Tubarão
O objetivo é alertar a população sobre os cuidados necessários ao cruzar os trilhos e testar a capacidade de resposta das equipes de emergência
A Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em parceria com entidades da segurança pública da região da Amurel, realizará um simulado de acidente rodoferroviário nesta terça-feira (24), às 9h30, na Passagem em Nível (PN) localizada no KM 049+027, na Rua Canadá, Bairro Passagem, em Tubarã. O objetivo é alertar a população sobre os cuidados necessários ao cruzar os trilhos e testar a capacidade de resposta das equipes de emergência.
O simulado vai reproduzir uma colisão entre uma locomotiva e um veículo de passeio, com vítima aparente, criando uma situação de emergência para impactar motoristas, pedestres e ciclistas sobre os riscos de desrespeitar as sinalizações de trânsito. A iniciativa integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e terá a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Samu.
“Ao mostrar de forma realista o que pode acontecer, sensibilizamos as pessoas sobre a importância de respeitar as placas e agir com responsabilidade ao transpor os trilhos. Além disso, o simulado vai permitir que as equipes trabalhem de forma integrada, aprimorando suas habilidades para responder a acidentes reais com agilidade e eficiência”, afirma o engenheiro da FTC, André Mendonça Guaresi.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre trilhos, como os trens, têm prioridade em relação aos demais. Deixar de parar o veículo antes de cruzar a linha férrea, além de colocar a vida em risco, é uma infração gravíssima, sujeita a multa e outras penalidades.