Siecesc: apoia ações de educação que transformam vidas

Setor carbonífero oportuniza acesso a um ensino de qualidade através de apoio a entidades sociais

Vidas são transformadas diariamente pelo carvão, seja dentro da mina ou até mesmo em salas de aula. Isso porque o Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão de Santa Catarina (Siecesc), apoia entidades sociais comprometidas com a vida de crianças e jovens. Transformações proporcionadas, por exemplo, pelo Programa Exploradores Abadeus, que já atendeu mais de 350 crianças e adolescentes desde 2012. A ação contínua tem o intuito de fortalecer o protagonismo pessoal, social e pedagógico, além do fortalecimento da autoestima e habilidades profissionais.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ainda na Abadeus, o carvão mineral é responsável por manter o Centro de Educação Infantil Educando para o Futuro. “Só esse projeto atende atualmente 62 crianças do bairro Cristo Redentor e região. Percebemos a educação integral como principal meio de formar cidadãos responsáveis, conscientes e produtivos”, considera a gestora administrativa, Gislaine Vieira.

Bairro da Juventude

O Siecesc também apoia o Bairro da Juventude, instituição que atende a mais de 1,5 mil crianças e jovens. Com quatro refeições servidas por dia, ao todo mais de 1 milhão de refeições ao ano são disponibilizadas. Para a diretora-executiva da entidade, Silvia Zanette, o trabalho de grupos sociais só se torna possível com o envolvimento e apoio de empresas e organizações que acreditam e se unem à causa. “Com o recurso destinado pelo Siecesc conseguimos garantir direitos como alimentação, saúde, transporte, atendimentos na área psicossocial e ainda proporcionar ações focadas na área educacional, esporte, cultura e profissionalização”, ressalta.

Nossa Casa

O apoio também possibilita o acolhimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade, através do trabalho prestado pela Nossa Casa. “Nós recebemos meninos de zero a seis anos e meninas de zero a 18 anos. Hoje, acolhemos 22 crianças e adolescentes, conforme determinação judicial. Todo investimento contribui para que a instituição consiga sempre prestar um serviço de qualidade”, explica a presidente da instituição, Jucelane Barbosa Marques.

O Siecesc ainda apoia entidades como Asilo São Vicente, Pelotão Esperança, Proerd, Banda Cruzeiro do Sul e Larm. O setor carbonífero também participa de instituições filantrópicas e projetos sociais da região Sul de Santa Catarina por meio das empresas associadas ao Siecesc.

 

 

 

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.