Siderópolis busca implantar roteiro turístico regional

Entre os pontos da cidade, a Barragem do Rio São Bento é destaque

Siderópolis está entre os municípios da região Sul de Santa Catarina que buscam implantar um roteiro turístico regional. Entre os pontos da cidade, a Barragem do Rio São Bento é destaque. O município também é embelezado pela cachoeira do Bianchini, e ainda, os visitantes podem aproveitar a estadia em pousadas, em meio à natureza, e os restaurantes tradicionais. Na cidade também estão o Instituto Felinos do Aguaí, e o Túnel da Ferrovia Tereza Cristina, estrutura histórica e fonte de muitas lendas de moradores. Há ainda muitos outros locais visitados dentro do município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O idealizador Thiago Freitas, que é do Departamento de Turismo e Cultura de Siderópolis e também integra o Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), explica que a tecnologia já está disponível para que seja feito esse roteiro.

“O que precisa é alugar uma plataforma viável, economicamente falando, e os municípios passarem as pautas que eles querem que divulguem, para podermos alimentar o sistema. Na teoria é prático e rápido, o que estamos vendo agora é a questão burocrática”, disse.

Conforme Freitas, a Instância de Governança Encantos do Sul pode proporcionar essa integração entre os 32 municípios, pertencentes a Amrec e Amurel.

“A ideia é ir um pouco para cima sem que saia da nossa mão, que tenhamos o controle de fato e façamos a roda andar. Esse processo já existe em Foz do Iguaçu, no Nordeste; em uma semana você consegue visitar vários lugares e já sai daqui com um roteiro pronto”, conta.

Freitas destacou os empreendedores. “A ideia é trabalhar sempre com os pontos turísticos e com os empreendedores. Agora temos que viabilizar o projeto, porque o projeto digital está pronto, mas ainda falta essa parte que vai alimentá-lo. Os pontos turísticos e empreendedores, é o que vai demandar um pouco de tempo. Isso já foi passado para os municípios. O que tem que fazer agora é correr de fato com a parte governamental. Como vai funcionar? Quanto custa? Estamos vendo qual será o gasto anual disso, e então, veremos como vai ser”, finalizou.

O prefeito Franqui Salvaro estuda a implantação do roteiro turístico na cidade. Nesta quinta-feira, dia 22, o chefe do Poder Executivo apresentou a ideia para a coordenadora Sul/Brasil da Embratur, Julia Zanatta. “O nosso pensamento é ir além, e divulgar nossas belezas naturais para todo o Brasil e assim alavancar o nosso turismo”, disse o prefeito. Zanatta cumpre agenda para conhecer os projetos na região e Siderópolis foi a primeira cidade a ser visitada.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.