Notícias de Criciúma e Região

Shopping Della celebra 40 anos de história

O Shopping Della, um lugar cheio de histórias e experiências, comemora 40 anos de atividades na região nesta quarta-feira (27/11), celebrando um legado que combina tradição e solidez. Inaugurado em 1984 como o primeiro shopping do sul catarinense e o segundo de Santa Catarina, o Della permanece uma referência para os moradores e visitantes da região, preservando um ambiente acolhedor e dinâmico.

Adquirido em 2004 pela família Olivo, o empreendimento passou a ser administrado pelo Grupo Realengo. Desde então, o local se transformou com investimentos estratégicos que aprimoraram sua estrutura e modernizaram o espaço, mantendo a conexão com suas origens.

O empresário Abel Olivo destaca que, desde que assumiu a gestão do shopping, tem como prioridade realizar investimentos estratégicos que tornem o ambiente mais atraente e acolhedor, tanto para lojistas quanto para consumidores e visitantes. “Nosso objetivo sempre foi investir de forma inteligente, acompanhando o cenário econômico e as necessidades do mercado, para garantir que o shopping continue sendo um ponto de referência na cidade. É por meio de constantes melhorias que conseguimos manter o fluxo de consumidores e criar um ambiente onde as pessoas querem estar”, afirma.

“As modernizações foram importantes para atualizar nossa imagem. A partir da nova gestão houve um forte aporte financeiro no empreendimento e melhoramos a iluminação, trocamos o piso e revitalizamos os sanitários. Esses investimentos foram feitos para oferecer mais conforto aos clientes e aumentar o tempo de permanência aqui”, conta Luís Rodrigues, superintendente há 34 anos.

“Foi também a partir da nova gestão que inauguramos o elevador panorâmico, que além de ajudar na mobilidade do nosso público, se tornou um item arquitetônico de destaque. Quando falamos em eficiência podemos citar a troca do sistema de ar-condicionado que reduziu consideravelmente nossos custos, juntamente com a chegada dos geradores autônomos de energia. A sustentabilidade também é algo que faz parte da essência do nosso negócio, e utilizamos um avançado sistema de tratamento de resíduos orgânicos”, explica Rodrigues.

Os investimentos não param por aí. A cada ano, a Realengo continua investindo em melhorias que trazem vigor e inovação ao shopping, sempre com o objetivo de oferecer o melhor para os frequentadores. “Nosso compromisso é constante, e acreditamos que essa dedicação é o que mantém o Shopping Della como uma referência em Criciúma”, observou Olivo.

Lembrança

Com uma localização estratégica entre a Praça Nereu Ramos e a Rua Marechal Floriano Peixoto, o shopping nasceu como um símbolo de inovação e desenvolvimento para a cidade. O terreno foi adquirido por Natalício Della Giustina, que firmou uma parceria com seu amigo e empresário Taurino Pereira para expandir o projeto. Assim, em 1984, foi inaugurada a primeira etapa do condomínio Shopping Center Della Giustina, com dois pavimentos de lojas, seguida pela segunda etapa em 1986, que trouxe mais um andar de lojas e o restaurante Pirandello, no terraço.

Paulo Della Giustina, que esteve à frente da administração do shopping até 2003, recorda os primeiros desafios enfrentados, como a liberação do horário de funcionamento das lojas pelo Sindicato dos Trabalhadores e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Porém, o maior marco de sua gestão veio em 1997, quando o shopping passou por uma revitalização e atualização do mix de operações. “Além de modernizarmos o ambiente, trouxemos uma praça de alimentação, outra sala de cinema, e elegemos a moda como foco principal, consolidando nosso posicionamento no mercado”, explica Della Giustina.

Modernização

Responsável pela criação do projeto, o arquiteto Fernando Jorge da Cunha Carneiro, de 93 anos, guarda na memória cada detalhe do nascimento do empreendimento. Ele rememora o processo de desenvolvimento, desde suas inspirações até as viagens que influenciaram a criação do primeiro shopping da cidade. “O objetivo era modernizar o centro da cidade, algo que já estava acontecendo em diversas capitais, como Florianópolis, mas ainda raro em cidades do interior, sendo que o Della foi o segundo shopping a ser inaugurado no estado”, recorda Carneiro.

A tendência dos anos 80 de concentrar comércio e serviços com conforto em um só lugar — um conceito importado dos Estados Unidos — foi uma das principais influências para o projeto. Carneiro ressalta a importância das viagens realizadas para entender essa novidade. “Visitamos cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O Shopping Eldorado, em São Paulo, foi uma grande referência para nós. Essas visitas foram cruciais para adaptar o modelo ao contexto de Criciúma”, explica.

O arquiteto destaca, com orgulho, que o shopping continua relevante mesmo após 40 anos de sua inauguração. “O maior destaque é que, apesar de todas as mudanças e ampliações, o shopping ainda funciona muito bem. Houve intervenções importantes, como a adição de cinemas e restaurantes, mas o Della manteve sua essência e prosperidade ao longo dos anos”, afirma.

Toda a história desses 40 anos pode ser acompanhada pelo e-book produzido pela equipe do shopping Della. Acesse shoppingdella.com.br ou https://www.shoppingdella.com.br/aniversario e confira.

Você também pode gostar