Notícias de Criciúma e Região

Sexualidade e sexo é a mesma coisa?

Oi gente, espero que esteja tudo bem com vocês.Hoje vou falar um pouco sobre algo que me perguntam muito e que causa alguma confusão na cabeça das pessoas, principalmente dos adolescentes. Mas, então, sexualidade e sexo é a mesma coisa?

Uma vez fiz uma enquete com algumas pessoas. Algumas disseram que era a mesma coisa, mas a grande parte delas respondeu que não, não é a mesma coisa. Então perguntei qual a diferença.

Aí diziam assim: “ah, não sei explicar a diferença, só sei que não é a mesma coisa’.

Realmente. Não é a mesma coisa e vou explicar aqui a diferença de uma forma simples, para que entendam bem.

Imaginem um carro. Imaginaram?

Pois bem, o carro é composto de várias peças e partes que devem estar funcionando bem para que o carro ande. O motor é a parte principal do carro, mas sem o acelerador, a embreagem, o freio, a caixa de marchas, o combustível, o carro não funciona bem, certo?

Então, o carro é a sexualidade, é o todo, o conjunto, composto por várias “peças” importantes e o motor é o sexo, uma das partes importantes da sexualidade.

Sexualidade é um tema muito abrangente. É difícil dar apenas uma definição só.

A sexualidade é um dos aspectos mais importantes da nossa personalidade. Ela está ligada ao modo como pensamos, sentimos, nos comportamos e interagimos. Envolve aspectos físicos, psicológicos, espirituais, sociais, culturais e financeiros. É expressa através do afeto, carinho, sentimentos, emoções, palavras, gestos, comunicação, toques, intimidade, prazer, autoestima, aprendizado, enfim, é um universo.

A sexualidade é a energia que move a vida, que nos incentiva a buscar o prazer em todas as áreas da nossa vida, não só na sexual. Ela faz parte da nossa vida desde o momento da

concepção até o último dia de vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera a sexualidade como um dos pilares da

qualidade de vida para os seres humanos.

E sexo? O que é o sexo?

Temos a definição biológica, os órgãos genitais (pênis e vagina), o masculino e feminino e o ato sexual propriamente dito. O sexo é natural, instintivo e como tal, deve ser prazeroso para ambas as partes.

E aí? Entenderam agora a diferença?

Escrevam aqui nos comentários se entenderam e se ficou alguma dúvida sobre este assunto.

Então, até a próxima!! Estamos juntos e conectados!

 

Cissa Aguiar – Sexóloga e Terapeuta Feminina

Você também pode gostar